
Ontem (09), na Câmara de Vereadores, aconteceu a primeira reunião com os proprietários de barracas do acampamento crioulo da Semana Farroupilha de Muçum. O encontro marcou o início oficial dos preparativos para a 34ª edição do evento, que neste ano retorna ao seu formato tradicional após as catástrofes climáticas que atingiram o município em 2023 e 2024.
Reconhecida como a maior e melhor festa tradicionalista da região dos vales, a Semana Farroupilha de Muçum será realizada entre os dias 12 e 21 de setembro, na Praça Cristóvão Colombo. O evento é promovido pela Prefeitura de Muçum em parceria com a AMA (Associação Muçunense de Artes), e contará com mais de 100 barracas no tradicional acampamento crioulo, além de dez dias de apresentações culturais e atrações para todos os públicos.
O vice-prefeito e presidente da Comissão Organizadora, Amarildo Baldasso, reforçou a importância do retorno do evento em seu formato original: “A Semana Farroupilha é o evento mais aguardado do ano e um dos que melhor representa a identidade do povo muçunense. Retomar o formato tradicional, depois de tudo o que enfrentamos, é uma grande responsabilidade, mas também uma enorme alegria”, destacou o vice-prefeito.
O prefeito Mateus Trojan explicou os desafios enfrentados para a retomada: “Em 2023, perdemos praticamente toda a estrutura do evento, palco, tablado e barracas foram destruídos pela enchente. Por isso, estamos empenhados na captação de patrocinadores e viabilizando projetos culturais, para garantir uma edição histórica e especial, como sempre foi a nossa Semana Farroupilha”, ressaltou o prefeito.
A reunião com os donos de barracas teve como objetivo alinhar as primeiras definições do evento. Nas próximas semanas, os trabalhos de construção do acampamento serão iniciados e, em breve, toda programação da 34° Semana Farroupilha de Muçum, divulgada.