
Santa Clara do Sul reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o cuidado com a saúde da população por meio de duas importantes ações promovidas em parceria com a Emater-RS/Ascar. O município será palco do lançamento oficial do Programa Operação Terra Forte na próxima segunda-feira (21) e, nesta semana, realizou uma palestra sobre o uso de plantas medicinais voltadas à saúde da mulher, reunindo moradoras da zona rural e profissionais da saúde.
Lançamento do Programa Terra Forte
O evento de lançamento do Programa Operação Terra Forte será realizado na segunda-feira, às 14h, no auditório da Prefeitura Municipal. A atividade é aberta a agricultores, imprensa e comunidade, com o objetivo de apresentar as diretrizes do programa que promete transformar a realidade da agricultura familiar gaúcha.
Também chamado de Programa de Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, o Terra Forte é a maior iniciativa de recuperação de solos já proposta pelo Estado do Rio Grande do Sul. Com investimento previsto de R$ 903 milhões, o programa deve beneficiar 15 mil famílias diretamente e alcançar até 100 mil unidades produtivas em todo o território gaúcho, promovendo práticas de manejo sustentável e fortalecendo a produção rural frente aos desafios climáticos.
Saúde e saberes naturais: plantas medicinais em pauta
Na última quarta-feira (16), o salão da Paróquia São Francisco Xavier recebeu um público atento e participativo para uma palestra sobre o uso de plantas medicinais na saúde da mulher, conduzida pela extensionista Elizangela Mainardi Roso Teixeira, da Emater Regional de Lajeado.
Voltado a mulheres rurais, agentes de saúde e integrantes da comunidade, o encontro abordou os benefícios terapêuticos de ervas e plantas utilizadas há gerações como aliadas no cuidado com a saúde. De chás a infusões, a palestrante destacou propriedades medicinais, formas corretas de preparo e orientações sobre indicações específicas, reforçando a conexão entre o conhecimento ancestral e a validação científica contemporânea.
A iniciativa foi promovida pela Emater local com apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social e Agricultura, como parte das ações do município voltadas à saúde preventiva, valorização da sabedoria popular e incentivo a práticas de cuidado naturais.