Santa Clara do Sul e Estrela serão modelos de projeto piloto sobre inventário turístico no Vale do Taquari
Ação é uma parceria entre Amturvales, Setur e ABBTUR RS

Por Jéssica Koch
29/09/2025 16h53

Os municípios de Santa Clara do Sul e Estrela darão um passo estratégico para o fortalecimento do turismo no Vale do Taquari. Ambos farão parte como modelos na aplicação piloto do Inventário da Oferta Turística, projeto que utiliza metodologia desenvolvida pela  Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Setur-RS e a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo, a ABBTUR-RS e com apoio da Amturvales. 

A iniciativa idealizada pela diretora da ABBTUR RS, Rita Michelon, tem como objetivo mapear, organizar e analisar os principais atrativos, equipamentos e serviços turísticos como gastronomia e meios de hospedagem de cada localidade. Com isso, pretende-se fornecer uma base técnica para o planejamento de ações de desenvolvimento, promoção e qualificação do turismo regional. A metodologia adotada segue diretrizes nacionais, mas foi adaptada para a realidade dos municípios gaúchos, com foco na padronização e na aplicabilidade prática.

“Santa Clara do Sul e Estrela serão municípios pilotos para o levantamento de dados vinculados ao setor turístico. A aplicação do inventário será acompanhada por equipes técnicas da Setur-RS e da ABBTUR-RS, garantindo suporte durante todo o processo”, explica Vanessa Spindler, secretária executiva da Amturvales. 

Para o Coordenador de Empreendedorismo,  Inovação e Turismo de Santa Clara do Sul, Rafael Lima Bilhan, “É uma grande satisfação poder participar do projeto-piloto de mapeamento das ofertas turísticas em Santa Clara do Sul, um município já consolidado e que agora amplia ainda mais seu potencial turístico na região. Temos dialogado com o prefeito, que recebeu com entusiasmo a notícia de que Santa Clara será o ponto de partida desse projeto da Amturvales e da SETUR.  É a oportunidade de fortalecer, valorizar e expandir as experiências que nosso município oferece aos visitantes”

Com a conclusão da fase piloto, as duas cidades terão capacitações e acompanhamento. A expectativa é de que a metodologia possa ser expandida para os demais municípios do Vale do Taquari, promovendo um mapeamento regional robusto e contribuindo para a integração das ações de promoção, qualificação e fomento ao turismo. 

“Realizamos nesta tarde de forma online uma capacitação com os membros dos municípios envolvidos, após isso,  tiraremos dúvidas por parte de quem vai aplicar e após isso, será realizado a aplicação, posterior a isso  a análise de dados e desenvolvimento de relatório para então disponibilizar os dados junto ao Observatório de Turismo do RS vinculado a SETUR. A previsão é que os dados dos municípios estejam disponíveis em 2026” finaliza Vanessa. 

menu
menu