Fórum da Mulher Empresária da Acil conclui o ciclo de cafés de 2025 com palestra sobre o caminho para o equilíbrio
Programação aconteceu na manhã desta terça-feira (14) e reuniu cerca de 50 pessoas que acompanharam palestra da psicóloga e teóloga Rosane Pagliarin Tünnermann e da médica ginecologista Maiticia Hoppe

Por Lucas Santos
14/10/2025 17h26

Um debate sobre a importância de manter o equilíbrio nas diferentes áreas da vida feminina pautou o último café de 2025 promovido pelo Fórum da Mulher Empresária (FME) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). A programação aconteceu na manhã desta terça-feira (14) no salão de eventos da entidade e reuniu cerca de 50 empreendedoras e profissionais de empresas da região para um momento de inspiração e troca de experiências.

As convidadas foram a psicóloga e teóloga Rosane Pagliarin Tünnermann e a médica ginecologista Maiticia Hoppe. De forma dinâmica, as palestrantes propuseram uma visão ampliada de saúde, indo além do bem-estar físico e emocional.

Na abertura da programação, Maiticia compartilhou um pouco de sua trajetória pessoal e profissional. Ela compartilhou informações sobre como a maternidade pode representar um ponto de virada e de reconexão com o próprio propósito e, a partir deste momento, ter um impulso para trilhar novos caminhos de sucesso. Segundo a profissional, é possível, a partir dessa vivência, redescobrir a autoestima, replanejar a carreira e até mesmo empreender profissionalmente.

Durante sua apresentação, Rosane abordou três princípios essenciais para alcançar o equilíbrio na vida. Segundo a palestrante, o primeiro deles é o autoconhecimento, representado por uma pirâmide cuja base é o "ser", a essência de quem somos. A partir dessa base, surgem o "fazer", que envolve nossas ações, e o "contribuir", que se refere à maneira como entregamos ao mundo o que temos de melhor. Essas ações, segundo a profissional são guiadas por nossos valores, crenças e identidade pessoal.

O segundo princípio é a administração consciente da energia vital, fundamental para que a mulher consiga exercer, com saúde e presença, seus diversos papéis ao longo da vida — como mãe, esposa, filha, amiga e profissional. Por fim, a psicóloga enfatizou a importância da espiritualidade, não apenas como uma fonte de energia, mas como um relacionamento que capaz de oferecer propósito, segurança e paz, conforme expressa a promessa bíblica: "Não temas". Ela encerrou sua exposição ressaltando que a verdadeira saúde nasce da harmonia entre esses três pilares — identidade, energia e espiritualidade.

O evento encerrou o calendário de cafés da manhã promovido neste ano pelo FME. Ainda no mês de outubro o grupo vai realizar uma reunião de conscientização para interessadas em participar do fórum. Mais informações sobre a agenda podem ser consultadas com a Acil através do fone / WhatsApp (51) 3011-6900.

menu
menu