Aquário de Gramado Natur Park recebe licença ambiental da Fepam

Por Mariana Schumann e Flávio Prestes
18/11/2025 14h34

Um novo empreendimento de classe mundial está prestes a tomar forma em um dos principais eixos turísticos da Serra Gaúcha. O Aquário de Gramado Natur Park recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LI) concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), autorizando, com acomplementação da licença da Prefeitura (quando ocorrer) as obras na Avenida das Hortênsias poderão iniciar. O empreendimento ficará em uma área de terra entre a Avenida das Hortênsias e a Rodovia Elvira Benetti. A previsão é de inauguração em dezembro 2027.

Mais do que uma atração turística, o projeto se consolida como um marco para a educação ambiental e a preservação da biodiversidade brasileira. A licença da FEPAM atesta que o empreendimento atende a todos os critérios técnicos e ambientais exigidos, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Um Aquário de 6ª geração focado em ciência

O Aquário de Gramado Natur Park está sendo concebido como um aquário de “6ª geração”, um conceito que integra lazer a um forte pilar educativo e científico. Com um volume de 3 milhões de litros de água, abrigará dezenas de habitats aquáticos temáticos, apresentando espécimes de água doce e marinhos.

O grande diferencial do empreendimento é a sua estrutura de pesquisa. O projeto incluirá:

  • Centro de Ciências e Pesquisas: Contará com laboratórios focados na criopreservação e reintrodução de espécies.
  • Parceria com a UFRGS: As pesquisas serão conduzidas em colaboração com a equipe do Prof. Danilo Streit, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Pesquisa Antártica: O local abrigará uma exposição de peças e materiais resultantes de pesquisas nas geleiras da Antártica, fruto dos trabalhos do Prof. Jefferson Cardia Simões, também da UFRGS.

Para garantir a excelência, o projeto conta com a expertise de empresas internacionais que já projetaram e construíram mais de 60 grandes aquários em 28 países.

Sustentabilidade além dos tanques

O compromisso socioambiental do Aquário de Gramado Natur Park se estende para além de sua estrutura física. O projeto inclui um robusto programa de regeneração da Mata Atlântica, que será aplicado em 50 hectares no entorno do empreendimento.

Com a autorização para o início das obras, a expectativa é que o aquário se torne uma das principais atrações turísticas do país. O empreendimento promete gerar um forte impacto positivo na economia local, com geração de empregos e o fortalecimento da imagem de Gramado como um destino de “natureza, ciência e encantamento”.

Fonte Acontece Gramado

 

menu
menu