Aplicação de BTI reforça combate ao borrachudo em Santa Clara do Sul

Por Jônatas dos Santos
04/02/2026 18h02

Hoje, os agentes de endemias do município, em ação integrada entre as Secretarias de Obras, Agricultura e Saúde, realizaram a aplicação do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) nos arroios do município, como medida preventiva e de controle do mosquito borrachudo.

 

O BTI é um produto biológico, amplamente utilizado em programas de saúde pública, que atua de forma específica no combate às larvas de mosquitos. O produto libera toxinas naturais que afetam apenas as larvas, sem causar danos a peixes, plantas, outros insetos ou à saúde humana, sendo considerado seguro e ambientalmente adequado. Sua aplicação reduz significativamente a população de mosquitos adultos ao interromper o ciclo de desenvolvimento ainda na fase larval.

 

Conforme estudo técnico realizado previamente, cada arroio recebeu uma dosagem específica do produto, considerando características como vazão, largura e fluxo de água. No Arroio Saraquá, localizado no Centro da cidade, foi aplicada a dosagem de 1 ml de BTI a cada 50 metros. Já em Nova Santa Cruz, a aplicação foi de 4 ml a cada 50 metros. Na localidade de Sampainho, a dosagem utilizada foi de 3 ml a cada 50 metros.

 

A expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura é que a aplicação seja eficaz neste final de ciclo do mosquito borrachudo, contribuindo para a diminuição da incidência do inseto nos próximos meses. A programação prevê uma nova aplicação dentro de 15 dias. Além disso, todo o processo será repetido no mês de setembro, período em que se inicia um novo ciclo de procriação do mosquito.

 

Para o secretário municipal de Agricultura, Airton Teloken, “o trabalho preventivo é fundamental para reduzir a presença do borrachudo e melhorar a qualidade de vida da população, especialmente nas áreas próximas aos arroios. Seguimos atuando com planejamento técnico e integração entre as secretarias para garantir resultados efetivos para a comunidade”.

 

A Administração Municipal reforça que as ações de monitoramento e controle seguem de forma contínua, buscando preservar a saúde pública e o bem-estar da população.

menu
menu