COOPERAÇÃO TÉCNICA Caixa firma parceria institucional inédita com o Município de Estrela
Acordo estabelece assistência técnica para estruturação de estudos e projetos de requalificação territorial, sem transferência de recursos, e poderá servir de referência para parcerias do banco com municípios de todo o país

Por Rodrigo Nascimento
10/02/2026 16h00

 O Município de Estrela formalizou, na manhã desta terça-feira, 10, em ato realizado no gabinete da prefeita Carine Schwingel, um acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal que posiciona a administração municipal como referência nacional na estruturação de projetos estratégicos. A iniciativa tem caráter piloto e, se os resultados forem confirmados, poderá servir de modelo para futuras parcerias entre o banco federal e municípios brasileiros na área de planejamento e requalificação territorial.
O acordo prevê a cooperação da Caixa na elaboração de relatório técnico e na construção do termo de referência que subsidiará a futura contratação de empresa especializada para desenvolver estudos e projetos de revitalização, renovação, requalificação e reabilitação territorial. A atuação está alinhada às diretrizes do Programa Cidades Verdes Resilientes, que busca integrar soluções ambientais ao planejamento urbano, qualificar diagnósticos e fortalecer a capacidade técnica dos entes públicos na formulação de planos e intervenções estruturantes.
Na prática, a parceria envolve troca de conhecimentos, apoio metodológico e assessoramento técnico. Estão previstos a organização de plano de trabalho conjunto, a identificação das necessidades locais, a realização de visitas técnicas e reuniões de alinhamento, além da orientação na elaboração de documentos como diagnóstico territorial, prognóstico, definição de metas e proposição de ações. O acordo não prevê transferência de recursos financeiros entre as partes, concentrando-se na cooperação institucional e técnica para elevar o padrão dos projetos a serem desenvolvidos pelo Município. “Estrela demonstra uma capacidade diferenciada de planejamento e organização técnica, o que nos dá segurança para iniciar aqui um modelo que pode ser replicado em nível nacional”, afirma Rafael Augusto Fernandes Rosa, gerente Nacional da Caixa.
A agenda que consolidou o acordo contou com a presença de Augusto Lanner Cardoso, coordenador de Filial, Graça Cristina Freire de Campos, gerente de Filial, Bianca Otterbach, representante da Caixa, e do próprio gerente Nacional. O grupo tratou do detalhamento das etapas de trabalho e da importância de estruturar projetos com base técnica consistente, capazes de ampliar o acesso do Município a programas e investimentos estratégicos.
A prefeita Carine Schwingel destaca que a cooperação reforça uma relação institucional construída com diálogo, responsabilidade e foco em resultados concretos para a população. “Precisamos sempre avaliar onde a Caixa pode nos apoiar, porque se trata de uma grande parceira. Uma parceria precisa ser boa para todos e, quando não é, vira apenas interesse. O meu objetivo é que seja sempre uma parceria, com ganhos reais para a comunidade”, afirma a prefeita. Ela ressalta que o Município tem buscado qualificar cada vez mais seus projetos para garantir acesso a políticas públicas e recursos que promovam desenvolvimento, qualidade de vida e soluções duradouras para os desafios urbanos e ambientais.

menu
menu