O Parque do Caracol, em Canela, integrou a programação do “2º Moot Nacional Pioneiro”, realizado pelos Escoteiros do Brasil, e recebeu, na manhã de segunda-feira, 20 de julho, participantes de diferentes regiões do país para uma experiência conectada à natureza, ao patrimônio ambiental e à cidadania. Durante a programação no atrativo, jovens adultos entre 18 e 22 anos vivenciaram atividades que valorizaram a preservação da biodiversidade e do território natural da Serra Gaúcha. A visita foi viabilizada por meio do trabalho de relacionamento do Parque do Caracol com o grupo de Escoteiros Abaeté, de Canela, fortalecendo a parceria com instituições locais e ampliando a integração com a comunidade.
Promovido pelos Escoteiros do Brasil, o “2º Moot Nacional Pioneiro” teve como tema “Explorar o mundo, ampliar horizontes” e reuniu participantes em atividades realizadas até o dia 23 de julho em diferentes cidades da Serra Gaúcha. A passagem pelo Parque do Caracol proporcionou uma imersão em um dos principais patrimônios naturais do Rio Grande do Sul, reforçando a conexão dos jovens com a biodiversidade da região e sua conservação.
“O Parque do Caracol tem como propósito proporcionar momentos de conexão com a natureza, educação ambiental e valorização da biodiversidade como patrimônio. A presença dos participantes do 2º Moot Nacional Pioneiro no atrativo esteve alinhada aos valores do escotismo, que incentivam o respeito a esse conjunto natural, a convivência coletiva e a formação de cidadãos mais conscientes sobre a preservação do planeta”, destacou a gerente geral do Parque do Caracol, Sandra Ferraz.
Sandra evidencia que a programação realizada no Parque do Caracol proporcionou aos participantes momentos de contemplação, aprendizado e aproximação com um ambiente natural preservado, fortalecendo reflexões sobre sustentabilidade, conservação e desenvolvimento responsável.
“Essas iniciativas, com jovens de diferentes regiões do país, ampliam os olhares, aproximam realidades e estimulam uma consciência coletiva para a compreensão de que o meio ambiente é um patrimônio que pertence e necessita da responsabilidade de todos”, evidenciou Sandra.
Sobre o Parque
Administrado pelo Grupo Iter desde dezembro de 2022, o Parque do Caracol está localizado em uma área de mais de 250 mil m² de natureza preservada e tem como um dos principais símbolos a contemplação da Cascata do Caracol, um dos cartões-postais mais conhecidos do Rio Grande do Sul.
Desde o início da concessão, o Parque do Caracol teve ampliada suas operações com experiências de aventura, gastronomia, contemplação e contato direto com a natureza, fortalecendo a relação dos visitantes com a paisagem, a biodiversidade e a história local.
O Grupo Iter também é responsável pela gestão do Parque Estadual do Tainhas, no Rio Grande do Sul, e pela excelência operacional do Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, consolidando sua atuação na administração de importantes patrimônios naturais e turísticos do Brasil.

