BRF INVESTE R$ 10 MILHÕES NA JORNADA COMMODITIES 4.0
Por meio de tecnologia, Companhia atua para identificar a origem e procedência das commodities e avança no cumprimento dos compromissos de sustentabilidade

Por Thiago Copetti
09/09/2021 16h29

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, investe, até o final de 2021, cerca de R$ 10 milhões em sua Jornada Commodities 4.0. O montante está sendo aplicado na atualização de plataformas existentes e na implementação de novas tecnologias com o objetivo de garantir a rastreabilidade dos grãos adquiridos pela empresa. Desta forma, a Companhia avança no compromisso de mapear a procedência de 100% dos grãos da Amazônia e do Cerrado até no máximo 2025, bem como no cumprimento de sua Política de Compra de Grãos Sustentáveis. Esse investimento é parte dos R$ 700 milhões que serão direcionados para iniciativas de transformação digital da BRF pelos próximos quatro anos.

 

A evolução da Jornada Commodities 4.0, aliada à Política de Compra Sustentável de Grãos, é parte importante dos esforços da empresa para que se torne Net Zero até 2040, incluindo suas operações e a cadeia produtiva. A nova política estabelece os procedimentos de compra com todos os parceiros, principalmente aqueles que estão localizados próximos a áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, com risco de desmatamento no Brasil.

 

Para cumprir com essas diretrizes, a Companhia conta com uma plataforma tecnológica que integra processos que envolvem a rastreabilidade dos produtos e analisa a origem dos grãos adquiridos, trazendo mais transparência, assertividade e agilidade aos processos de compra por conectar os produtores diretamente à BRF. Antes mesmo de dar início às negociações, é possível identificar os que estão em linha com os compromissos de sustentabilidade da empresa.

 

"Oferecemos soluções cada vez mais integradas, inteligentes e práticas para fortalecer a conexão com nossa cadeia de produção, agregando valor com tecnologia, informação e sustentabilidade. É importante acrescentar que essa ferramenta evolui diariamente a partir dos dados coletados, para que possamos garantir a rastreabilidade de toda a cadeia, de ponta a ponta", explica Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF. Ao identificar parceiros em desacordo com as políticas estabelecidas, a empresa notifica e orienta os produtores para garantir a origem dos grãos adquiridos pela Companhia.

 

A Jornada Commodities 4.0 conta ainda com um smart center, em Curitiba (PR). Nesta estrutura, a empresa utiliza monitoramento geoespacial, big data e inteligência artificial para acompanhar toda a sua cadeia de fornecimento.  "A tecnologia é uma das frentes estratégicas desta jornada e uma alavanca para a Companhia alcançar resultados cada vez melhores. Dentro de uma visão integrada, estamos conectando do grão à mesa com o uso de novas tecnologias, cumprindo o propósito inovador da BRF", completa Antonio Carlos Cesco, diretor de Tecnologia da BRF.

 

 Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países e é dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Pautada pelos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade, a Companhia baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

menu
menu