Alunos de Estrela recebem presente especial por seu dia
Lançamento oficial do livro “Era uma vez Nossa Estrela” ocorreu na noite de segunda-feira (11), na Soges e nesta quarta-feira (13) alunos da rede municipal já receberam a obra como presente pelo Dia das Crianças

Por Rodrigo Angeli Prefeitura de Estrela
13/10/2021 17h57

Os personagens e o enredo do livro “Era uma vez Nossa Estrela” não são mais uma surpresa, nem mesmo para as crianças estrelenses, público-alvo da obra que conta a história de Estrela com uma linguagem apropriada e adaptada para a faixa etária. Gabriel e Helena já passaram a fazer parte do dia a dia dos alunos do município na noite de segunda-feira (11), quando ocorreu o lançamento oficial do projeto lúdico-pedagógico, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em uma cerimônia especial na Soges. Na ocasião, uma representação dos alunos das três redes de ensino de Estrela acompanhou a narrativa da história contada pela própria autora Léia Cassol, em uma atividade repleta de surpresas e interações. Nesta quarta (13) foi a vez dos outros alunos da rede municipal começarem a se ambientar com os personagens e as ilustrações da obra, já com o seu presente pelo Dia das Crianças – uma edição do livro – em mãos.

Interação

 

Depois do pré-lançamento, ocorrido também na Soges, na quinta-feira (07), mas então exclusivo aos professores que vão trabalhar a obra com os alunos, o lançamento oficial ocorreu nesta segunda (11). Alunos representantes de todas as turmas e séries iniciais das escolas, tanto da rede municipal como também estadual e particular, foram convidados a junto de seus pais a conhecerem a obra, narrada pela própria autora. A cerimônia contou com a presença do prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer, secretários municipais, vereadores e convidados que colaboraram com o projeto – Leonidas Erthal, Antônio Veloso e Airton Engster dos Santos entre outros. E ocorreu em um ambiente repleto de luzes, sons e personagens, sendo também transmitida ao vivo pelas fanpages oficiais de Estrela (facebook.com/governodeestrelars) e da Smed (facebook.com/secretariadeeducacaodeestrela).

Fotos

 

A interação da escritora Léia Cassol com a plateia, em especial as crianças, foi intensa e teve seu auge quando essas descobriram que poderiam levar o livro para casa, de presente. Ao fim da sessão, os pequenos e seus pais fizeram questão de tirar uma foto e tentar um autógrafo com a autora, que conta com quase 80 obras publicadas. A secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes, ressaltou o resultado aos presentes. “Nosso objetivo foi alcançado. A necessidade de trabalharmos o nosso município está presente na educação em todas as faixas etárias. Assim, aliado à proposta de nossa atual gestão de resgatarmos a nossa história, valorizarmos o que é de nossa gente e o que temos, surgiu a ideia desta obra, pois como destacamos, ninguém ama o que não conhece, e queremos que Estrela seja cada vez mais conhecida e amada”, pontuou. O chefe do executivo estrelense frisou. “A história de Estrela é fantástica, e de forma ainda mais espetacular vai agora chegar às salas de aulas e aos lares estrelenses.”

Crianças e pais

 

Laura Huber, de apenas 5 anos, alunos da Emei Estrelinha, estava encantada. “Muito bonito”, resumiu a menina, depois de tirar a foto com a “tia do cabelo roxo”, se referindo à escritora. A mãe da menina também apoiou a iniciativa. “Ela adora que eu conte histórias. São ações assim que educam nossos filhos, ainda mais quando longe dos celulares e da televisão.” Miguel Afonso Lenhard também esteve presente. Aluno da Emef Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina, se sentiu identificado quando viu que elementos e ambientes do interior não foram esquecidos na obra. Sua mãe, Dioneia Lenhard, ressaltou este ponto de vista. “Ele gosta de ler. E vai gostar da obra por de certa forma se identificar com os personagens e com o cenário, enredo. Que bom que fizeram essa mistura de espaços, ambientes, pois um complementa o outro, mas nem sempre o interior é lembrado.”

Presente

Na manhã desta quarta-feira, o livro começou a ser distribuído nas escolas e dado de presente às demais crianças. O prefeito e a secretária da Smed acompanharam uma dessas ações na Emef Ruth Markus Huber, onde foram recebidos por alunos, professores e funcionários. Uma das turmas realizou uma apresentação aos convidados, que ainda ganharam como presente um trabalho confeccionado pelos estudantes. “Hoje quem ganha o presente são vocês”, disse a secretária, se referindo ao livro. “Hoje quem ganha é Estrela, nossas crianças, suas famílias. É a educação e sua história”, pontuou o prefeito.

fotos Rodrigo Angeli e Pablo Reis - Prefeitura de Estrela

menu
menu