GERAL
Descobertas ruínas de uma prensa que os fenícios usavam para fazer vinho
   
Exaustivo trabalho de arqueólogos permitiu descobrir as ruínas de um local onde os fenícios faziam vinho, há 2.600 anos

Por Vitor Pereira
23/09/2020 11h14

Líbano - Conforme relatado pela publicação National Geographic , a descoberta ocorreu no  Líbano e mostraria que o comércio de vinho era comum no povo fenício na área do Mediterrâneo.

A tarefa arqueológica consistia em escavações em Tell el-Burak, ao sul do Líbano, onde encontraram os restos de um lagar (oficina com os aparelhos adequados para espremer certos frutos (uva, azeitona), reduzindo-os a líquido) que pode datar do século 7 a.C.

Além disso, esta descoberta permite-nos aprofundar no comércio que os antigos fenícios realizavam com as suas mercadorias.

Os fenícios, segundo o relato citado, teriam introduzido a cultura do vinho naquela região. Eles também mencionam que um grande número de sementes foi encontrado, o que sugere que as uvas eram de vinhedos próximos. Em seguida, os fenícios os esmagaram em um recipiente de gesso com os pés, da maneira tradicional.

A amostra foi armazenada em ânforas de cerâmica,, onde o vinho foi não só fermentado, mas também transportado.

Esta prensa faz parte de um assentamento fenício que data dos séculos VIII e VI aC. Lá, os fenícios teriam se dedicado a fazer vinho para o mercado da região, segundo especialistas.

Fonte: Minuto NQN

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu