GERAL
Serviço de Abordagem Social intensifica trabalho de acolhimento de pessoas em situação de rua na semana
   
O trabalho da equipe consiste em sensibilizar as pessoas em situação de rua para o risco pessoal e social a que estão expostos permanecendo nesta condição

Por Ass. Imprensa PM Lajeado
30/07/2021 17h09

Em razão das baixas temperaturas registradas durante a última semana em Lajeado, o Serviço de Abordagem Social, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS), intensificou os trabalhos de acolhimento e de orientação à população em situação de rua com o objetivo de oferecer acolhida temporária no Abrigo São Chico. 

 

O trabalho da equipe consiste em sensibilizar as pessoas em situação de rua para o risco pessoal e social a que estão expostos permanecendo nesta condição. Além disso, a equipe informa, orienta e convida a população a se abrigar no Abrigo São Chico. Em caso de adesão, os profissionais acompanham o interessado ao Abrigo, que ampliou de 44 a 50 o número de vagas para acolher mais pessoas.

 

Durante esta semana, a equipe, que conta com uma assistente social e dois educadores sociais, permaneceu de plantão 24h, recebendo ligações e mensagens da comunidade, o que auxiliou os profissionais a localizar as pessoas em situação de rua. O grupo atendeu cerca de 4 pessoas por dia, sendo que apenas uma aceitou o convite de passar a noite no Abrigo. 

 

Conforme Manuela Ferreira da Costa, assistente social da Equipe de Abordagem Social, ainda há uma resistência muito grande por parte da população em situação de rua de sair das ruas devido ao uso de álcool e drogas. Manuela ressalta que, embora a comunidade tenha auxiliado neste trabalho, é necessário ter cuidado para evitar manter esta população nesta condição.

 

- A mobilização da comunidade foi grande. Mas geralmente são as mesmas pessoas que optam em permanecer nas ruas. E isso não significa que elas estão desassistidas. Elas têm a possibilidade de acessar o serviço, mas muitas vezes, recusam pois preferem permanecer nas ruas. Nós estamos ali fazendo uma abordagem para a pessoa sair daquela condição, porém, por vezes, a comunidade acaba fazendo doações e isso estimula esse processo social de rua. A comunidade precisa trabalhar com a gente, ligando e repassando a informação que temos um abrigo para eles ficarem longe do frio e dos perigos das ruas. Não podemos fazer trabalhos opostos - explicou Manuela.

 

O município está em tratativa com o Ministério Público para buscar apoio na Justiça para realizar uma intervenção mais definitiva referente à insistência das pessoas em permanecerem nas ruas.

 

Para informar sobre pessoas nesta situação, você pode ligar ou mandar WhatsApp para (51) 99209-3115, número exclusivo para abordagem social.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu