OPINIÃO
Valorizar nossa cultura e tradição Gaúcha
   
Deputado Estadual Ernani Polo destaca projetos protocolados por el na ALRS, que valorizam os ideais e a cultura gaúcha

Por Ernani Polo
30/09/2021 10h33

Neste mês farroupilha, em que reafirmamos ideais, culminando com o 20 de setembro, destaco dois projetos de lei que protocolamos na Assembleia Legislativa. Como gaúchos, buscamos preservar nossa tradição e identidade, vinculada às lutas históricas do povo forjado no Pampa. Por isso entendi ser importante estimular a manutenção de nossa cultura farroupilha, expressa em invernadas artísticas de CTGs com atividades de inclusão social, permitindo que possam ser enquadradas no programa “ Nota Fiscal Gaúcha”, para que tenham condições de se manter e perpetuar nossa riqueza cultural, em sugestão que recebi da Frente Parlamentar de Vereadores em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha.  

Como conselheiro honorário do MTG, desde meu primeiro mandato apoio entidades que se dedicam à preservação de nossas tradições. Promover a inclusão social através das invernadas artísticas mantidas nos CTGs é incentivar crianças e jovens para que tenham oportunidade de manter vivas nossa cultura e tradição. O tradicionalismo envolve milhares de pessoas, em um ambiente de família que preserva princípios, valores, respeito, disciplina, hierarquia e promove a interação de gerações, o que irá estimular a solicitação da nota fiscal após as compras, permitindo também o fortalecimento do programa estadual e das invernadas artísticas.

Outra iniciativa é dos “Caminhos dos Farroupilhas”. Esta proposta prevê a implementação de uma rede de rotas históricas em locais significativos da Revolução Farroupilha, para incentivar o turismo regional, a exemplo de rotas como Uva e Vinho e das Oliveiras. Mapear os fatos, batalhas, líderes, cidades históricas e capitais dos farrapos, são importantes para a ampliação da identidade cultural gaúcha além fronteiras. A capacidade turística que envolve os “Caminhos Farroupilhas” é enorme e despertará o interesse de turistas de fora do RS, além de fomentar nossa economia.

Reafirmar ideais Farroupilhas, por meio de propostas viáveis no parlamento gaúcho, é algo que pode contribuir com a ampliação de nosso entendimento do que fomos e somos, valorizando aspectos culturais que, ao longo de gerações, são mantidos e devem seguir vivos. Nossas tradições e a história da Revolução Farroupilha ainda têm muito para serem conhecidas, para que possam ser lembradas não apenas no 20 de setembro.

Ernani Polo - deputado estadual Progressistas

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu