VARIEDADES
Em clima de Natal, hoje trazemos para vocês um pouco sobre o Panetone
   
A forma de cúpula em que o panetone foi feito tinha a intenção de representar as bênçãos da igreja

Por Divulgação
23/12/2021 14h35

O panetone é um alimento muito consumido na época do natal, motivo pelo qual é considerado um símbolo natalino.

Não se sabe ao certo qual a sua origem, mas a história mais conhecida se passou no século XV, ao norte da Itália.

Um jovem aprendiz de padeiro era apaixonado pela filha do dono da padaria em que trabalhava, mas o pai não consentia o namoro.

Um dia o rapaz resolveu inventar um pão diferente, para impressionar e agradar o pai da moça, seu patrão. Com toda criatividade e amor, preparou uma massa de pão, recheando-a com frutas cristalizadas e uva passa, sua forma original. O rapaz tinha conhecimento em fermentação natural, e usou para que a massa ficasse bem leve.

O dono da padaria, de nome Toni, adorou a receita e pediu para o rapaz fazer para que fosse vendido. O rapaz assim o fez, além de divulgar que a receita tinha aprendido com seu chefe.

Aos poucos, o panetone foi fazendo grande sucesso entre as pessoas da vizinhança, ficando conhecido como o “pão do Toni”.

O panetone foi tão bem vendido na padaria que passou a ser fabricado para outras cidades, fazendo com que as finanças do senhor Toni aumentassem de forma considerável, tornando-o rico.

A forma de cúpula em que o panetone foi feito, foi para representar as bênçãos da igreja, já que o rapaz precisava da autorização do pai da moça para conquistá-la. E o final dessa história, nem é preciso contar!

Com o passar dos anos, a receita foi se difundindo por todo o território italiano e posteriormente pelo mundo. A mesma é desenvolvida através dos ingredientes: farinha de trigo, leite, ovos, passas, frutas cristalizadas e fermento.

Hoje em dia, podemos encontrar panetones com recheios diversos e incrementados, como na versão doce, com gotas de chocolate, trufas, sorvetes, cupuaçu com castanha do Pará, e na versão salgada, recheados com castanhas, calabresa, bacalhau, tomate seco e mussarela de búfala, shitake e até de mandioca com carne seca.

Fonte Mundo Educação UOL

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu