ENSINO
Educação municipal: Programa Lions Quest realiza capacitação
   
Parceria da Fundação Lions Internacional com o Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), promove capacitação para professores do componente Projeto de Vida

Por Rodrigo Angeli
19/04/2022 15h09

Será realizada, nesta terça (19) e quarta-feira (20), em Estrela, a capacitação do Programa Lions Quest. O processo é uma das etapas da parceria firmada pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a Fundação Lions Internacional, para implantação do programa de aprendizagem socioemocional nas escolas municipais, conforme Lei Municipal 7.203, de 19/06/2019. Já utilizado em mais de cem países do exterior e tendo beneficiado mais de 20 milhões de estudantes, o programa funciona, dentro de seus objetivos, como uma disciplina (atualmente são designadas de ‘componentes’) extra da grade curricular conforme a faixa etária do aluno. Em Estrela, adolescentes de 11 a 16 anos formam o público-alvo, em ação pioneira do programa no Brasil dentro do Ensino Fundamental de uma rede municipal.

O Lions Quest tem o objetivo primordial de prevenir os comportamentos de risco de crianças e adolescentes, promovendo o potencial positivo destas, o desenvolvimento do caráter e das habilidades essenciais à vida, a responsabilidade pessoal e social e, para tanto, também incentivando o envolvimento da comunidade e da família neste propósito. O Lions Quest possui três programas adequados às idades: ‘Habilidades para o Crescimento’, destinado a crianças de 5 a 9 anos, ‘Habilidades para a Adolescência’ (10 a 14 anos) – que está em desenvolvimento em Estrela – e ‘Habilidades para a Ação’ (15 a 19 anos).

Na fase ‘Habilidades para a Adolescência’, que em Estrela, de forma inédita no País está sendo inserida nas turmas do 6º ao 9º ano de uma rede municipal de Educação, o programa aborda assuntos tais como o ingresso na adolescência, desenvolvimento da autoconfiança, controle das emoções de maneira positiva, fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e aprendizagem por meio do serviço. O mesmo busca, junto ao público-alvo, desenvolver comportamentos positivos tais como a autodisciplina; o bom senso; a responsabilidade e as boas relações com os outros. Ainda ajudar os adolescentes a se comprometerem de maneira positiva com suas famílias, escolas, amigos e comunidade; dar oportunidade aos mesmos de praticarem atos de cidadania mediante a cooperação e o serviço à comunidade (voluntariado); celebrar a diversidade e promover o respeito por si mesmo e pelos outros; além de ajudá-los a resistirem às pressões negativas e a crescerem sem usar drogas. Também a responsabilidade (a capacidade de dizer “Não”; e compromisso ao dizer “Sim”); desenvolvimento da comunicação (ouvir, falar e entender o que está sendo dito); as boas relações com os outros (resolução de conflitos), escolhas saudáveis (prevenção ao uso de álcool e drogas) e o interesse na prestação de serviços à comunidade.

A capacitação está sendo realizada nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé, uma das beneficiadas com o programa, e é ministrada pela instrutora do Lions e do programa, Lígia Beatriz Hoss. Busca-se dar apoio aos professores, administradores e outras pessoas envolvidas no programa, inclusive com a disponibilidade de materiais. Outros cursos de capacitação e serviços de acompanhamento serão posteriormente oferecidos. “Escola, família e comunidade unidas para auxiliar o adolescente a desenvolver habilidades para a vida e para a boa cidadania em um ambiente sólido e afetivo”, define a secretária da Educação, Elisângela Mendes.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu