COLUNISTA
Guardar cerveja? Sim! Conheça uma das experiências mais legais com a bebida
   
assim como o vinho, o uísque, alguns tipos de cerveja também pode ser armazenada, para consumo após alguns anos de sua fabricação

Por Vitor Pereira
10/05/2022 16h41

Chega no ouvidinho dela (ou dele) e diz: "separei uma bebida guardada por anos pra gente". Uísque 12 anos? Vinho safra 2010? São legais, são bacanas, mas... SURPRESA: cerveja também pode ser "de guarda". E ter a paciência para deixar uma belezinha dessas maturando vale a pena. Juro.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/colunas/siga-o-copo/2022/05/04/o-que-e-cerveja-de-guarda-prove-uma-das-experiencias-mais-legais-da-bebida.htm?cmpid=copiaecola

Susurra para seu amor dizendo "separei uma bebida quardada por anos, para a gente"! Uísque 12 anos? Vinho safra 2010? São dicas legais, mas hoje vamos falar sobre... CERVEJA! Sim, a cerveja também pode ser guardada... e se tiver a paciência de deixar a bebida maturando, tenha a convicção de que realmente, vale a pena!

Porém, assim como outras bebidas, não é qualquer cerveja que pode esperar anos para ser consumida. Quem o fizer, deve se ater ao tempo ideal para que não passe do ponto.
Mas saiba que cerveja também envelhece bem!

Via de regra, procure potência da mais pura, como clássicas Imperial Stout, Barley Wine, Eisbock, Belgian Strong Ales (a clara e a escura). Ou vá naquelas que envelheceram ou acidificaram em barricas. Conforme Victor Marinho, mestre cervejeiro, durante anos essas cervejas vão se transformar na garrafa.
E ele aponta vários caminhos possíveis:
* elas podem ficar mais - ou menos - ácidas, mais vínicas, o adjunto (fruta, condimento) pode ficar mais aparente ou mesmo perder sua potência;
* as leveduras selvagens (as Brettanomyces) podem continuar trabalhando e transformar completamente o líquido;
* a cerveja pode perder a carbonatação, ter seu amargor reduzido, ou acentuar nuances adocicadas, como passa, mel e até toffee;
* a cerveja também pode oxidar, e diferentemente do que se espera das mais frescas, isso pode ser bom e até mesmo interessante.

Mas se guardar, cuide!

Para armazenar as cervejas de forma adequada, o recomendado é matê-las em pé, ao abrigo da luz e, se possível, climatizadas com uma temperatura entre 12º e 18ºC. Elas podem ser armazenadas por três, cinco ou mesmo 10 anos, sendo que, em alguns casos, por mais tempo ainda.

Não guarde, porque estraga!

Cervejas leves, de até 6% de teor alcoólico, não vão ficar boas ao longo do tempo, acredite. Estas devem ser consumidas o mais frescas possível. Segundo Victor, o mesmo vale para as mais lupuladas, como as IPA's, Double IPA's e Hoppy Lagers, que perdem os aromas do lúpulo com a passagem do tempo.

Cervejas bem alcoólicas que levam muitos adjuntos, por exemplo, também não são recomendadas para guarda.

Degustação vertical: a brincadeira cervejeira dos pacientes

Para quem ainda não tem o costume de guardar as cervejas, Victor indica comprar dois rótulos, um para provar enquanto a cerveja ainda está pronta para consumo e outro para quando você decidir abrir após o tempo de guarda.
Assim, você conseguirá fazer essa comparação e descobrir os efeitos do tempo sobre sua cerveja.
Ou seja, guarde, anote para aquele dia especial, mas não espere 20 anos para ter um dia incrível em que a sua bela cerveja de guarda mereça ser aberta.

Fonte Uol Siga O Copo

Chega no ouvidinho dela (ou dele) e diz: "separei uma bebida guardada por anos pra gente". Uísque 12 anos? Vinho safra 2010? São legais, são bacanas, mas... SURPRESA: cerveja também pode ser "de guarda". E ter a paciência para deixar uma belezinha dessas maturando vale a pena. Juro. Porém, assim como as outras bebidas, não é qualquer cerveja que pode esperar anos para ser consumida e que ganha mais "magia" com a idade. As que podem evoluir com a guarda também têm um tempo ideal para que não passem do ponto.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/nossa/colunas/siga-o-copo/2022/05/04/o-que-e-cerveja-de-guarda-prove-uma-das-experiencias-mais-legais-da-bebida.htm?cmpid=copiaecola

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu