COLUNISTA
QUANTAS LENTES VOCÊ TEM?
   
Se faz necessário desenvolver cada vez mais a nossa capacidade de identificar a lente adequada para vermos, interpretarmos e reagirmos a cada cenário

Por André Roberto Mallmann
09/06/2022 16h19

Acabei de ler o livro A FORÇA DOS MODELOS MENTAIS. Recomendo.

Provocante. Desafiador. Deixa claro que dificilmente vemos o mundo real. O que nossos olhos, num processo físico, orgânico, enxergam.

Na verdade nós vemos o que o nosso cérebro processa. Se é assim se faz naturalmente necessário reconhecermos que há limitações: eu tenho minhas crenças, limitadas; eu tenho meu conhecimento, limitado; e tenho minhas vontades, limitadoras.

Confesso que até não vejo problemas nisto. O problema é que não vivemos isolados. Não vivemos em uma redoma de vidro. Vivemos. Convivemos. Trabalhamos. Sentimos. Tudo isto no mesmo mundo. Eu. Tu. Ele. Nós. Cada qual com suas lentes. Seu mundo particular.

E o problema é que frequentemente devemos estar vendo o mundo de maneira errada. No mínimo limitada. Usando lentes que não mais se ajustam ao cenário atual. A um novo cenário que se estabeleceu. E nem vou falar em cenário real. Trocou-se a realidade.

Mudaram os paradigmas e nossas lentes não.

Para que isto não ocorra precisamos desenvolver sempre e cada vez mais novas habilidades. Leia-se: novas lentes. Não eliminar as já existentes. Mas agregar novas. E desenvolver cada vez mais a nossa capacidade de identificar a lente adequada para vermos, interpretarmos e reagirmos a cada cenário.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu