ENSINO |
Professores de Muçum vivenciam momentos de aprendizado e troca na formação pedagógica |
Durante três dias, educadores participaram de palestras e atividades que fortaleceram o planejamento para o segundo semestre letivo |
O recesso de julho se transformou em momentos de aprendizado e trocas de experiências para os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (E.M.E.Fs) de Muçum, durante a Formação Pedagógica. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, foi realizada entre os dias 22 e 24 de julho e proporcionou três dias de palestras, conversas e dinâmicas, que fortaleceram o trabalho, preparando os educadores para o retorno às aulas, no dia 4 de agosto.
Cerca de 25 professores participaram das atividades que abordaram temas essenciais para o cotidiano escolar. Na terça-feira (22), a formação iniciou com duas falas: “Parâmetros Éticos e Legais da Escuta Especializada”, conduzida pela advogada Patrícia Busnello, e “Educação Positiva”, apresentada por Priscilla Hasstenteufel. Na quarta-feira (23), promovendo um espaço de compartilhamento de vivências entre os docentes, aconteceu um momento de conversa e confraternização. Finalizando o dia, a educadora Manuela Rangel trouxe reflexões sobre “Práticas de Leitura e de Escrita na Cultura da Infância”. Encerrando a programação, na quinta-feira (24), Camila Gayer abordou a “Saúde Mental dos Professores”, seguida de Ândrea Vieira, que apresentou o tema “Alfabetização pelo Método Fônico”.
De acordo com a secretária de Educação, Jucéli Baldasso, a formação foi pensada para se aproximar do cotidiano dos professores: “Os assuntos abordados durante a jornada pedagógica foram cuidadosamente pensados para que fossem o mais próximos possíveis da realidade vivenciada pelos professores em sala de aula”, explicou a secretária. Ela também ressaltou a importância dos momentos de troca entre os profissionais: “Os professores tiveram um momento de compartilhamento de ideias e planejamentos, tão importantes para um bom andamento do trabalho em sala de aula. Afinal, somos uma rede e precisamos uns dos outros”, destacou Jucéli.
A jornada pedagógica também serviu como um momento de avaliação do primeiro semestre e de planejamento para o segundo, contribuindo para o aprimoramento das práticas de ensino e fortalecendo a qualidade da educação no município. Com novas perspectivas e ideias, os professores retornam às salas de aula renovados e ainda mais preparados para o segundo semestre.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |