CULTURA
Prefeitura de Lajeado lança a 7ª Semana Farroupilha no dia 4 de agosto
   
O evento de lançamento ocorre às 19h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, localizado na rua Fábio Brito de Azambuja, nº 245, no bairro São Cristóvão

Por Ana Paula Vieira Labres
28/07/2026 15h35

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel), e a Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG), lançam, na terça-feira, 04/08, a 7ª Semana Farroupilha de Lajeado. O evento de lançamento ocorre às 19h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, localizado na rua Fábio Brito de Azambuja, nº 245, no bairro São Cristóvão.

A cerimônia, aberta à comunidade, contará com a apresentação da programação oficial do evento, atrações culturais com apresentações musicais, solista vocal, declamação, apresentações das invernadas artísticas e dança de salão. Ao final, será servido um jantar de confraternização. O jantar é mediante aquisição de cartões no valor de R$ 25 para adultos e R$ 18 para crianças, e podem ser adquiridos até o dia 3 de agosto, pelo telefone (51) 99683-8741. O cardápio será carreteiro, maionese e saladas.

A 7ª Semana Farroupilha de Lajeado tem como principal novidade a programação de 10 dias – de 11 a 20 de setembro, no Parque Professor Theobaldo Dick. O evento receberá entidades tradicionalistas, estudantes e comunidade, proporcionando programação voltada à valorização da cultura gaúcha, reunindo atividades artísticas, culturais e campeiras. A programação completa será divulgada durante o lançamento.

 

O evento tem realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel) e da Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha (AMTG). A produção cultural é da Affecto Produtora. Patrocínio master da Certel Cooperativa e do Grupo Imec; patrocínio prata Sicredi. O projeto cultural conta com o financiamento do Pró-Cultura/RS, Governo do Estado do RS.

Inscrições para ranchos

Interessados em adquirir ranchos durante a 7ª Semana Farroupilha devem realizar a inscrição até o dia 31 de julho, pelo telefone (51) 98944-4533.

Convite ao patrono

O patrono da 7ª Semana Farroupilha de Lajeado será Marco Aurélio Rozas Munhoz, o Keko Munhoz, escolhido pela administração municipal, AMTG e entidades tradicionalistas. A escolha reconhece a trajetória de dedicação ao tradicionalismo gaúcho de Munhoz e contribuição para o fortalecimento das entidades locais e regionais ao longo de mais de quatro décadas.

Emocionado com a homenagem, durante cerimônia no Gabinete da Prefeita Gláucia Schumacher, Marco Aurélio destacou o significado de receber o convite para ser patrono da Semana Farroupilha.

- Recebo este convite com muita alegria e gratidão. Ser escolhido como patrono desta edição é uma grande honra e também uma responsabilidade, especialmente pela dimensão que este evento conquistou ao longo dos anos. Espero poder corresponder a essa confiança e representar da melhor forma possível todos aqueles que dedicam seu tempo e sua paixão à preservação da cultura gaúcha. Tenho certeza de que teremos uma grande Semana Farroupilha, celebrando nossas tradições, nossa história e os valores que nos unem. Desde já, convido todos os tradicionalistas, os gaúchos e a comunidade lajeadense para participarem conosco desse grande momento – destacou Munhoz.

Conheça o patrono

Natural de Lajeado, Marco Aurélio Rozas Munhoz nasceu em 3 de junho de 1962. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Direito Civil pela Unisinos/Univates e atua como sócio-diretor da imobiliária Arruda & Munhoz. Entre 2001 e 2015, também foi professor do Centro Universitário Univates.

Sua ligação com o tradicionalismo começou ainda na juventude, influenciada pelas origens familiares na Campanha Gaúcha. Frequentador do CTG Bento Gonçalves desde o início da década de 1980, foi eleito patrão da entidade em 1999. Durante sua gestão, promoveu o 24º Rodeio Crioulo e participou da reestruturação dos departamentos artístico, cultural e campeiro.

Ao longo de sua trajetória, integrou o Conselho de Vaqueanos do CTG Bento Gonçalves, atuou no Conselho de Ética da 24ª Região Tradicionalista, presidiu a Comissão Organizadora da Etapa Inter-regional do ENART realizada em Lajeado, foi membro do Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e conselheiro de Ética da entidade.

Também participou da patronagem responsável pela aquisição do terreno e pela construção do atual galpão do CTG Bento Gonçalves, no bairro São Bento, inaugurado em 2013. É, ainda, sócio-fundador do Grupo de Cultura Nativa Costeiros do Rio Taquari e fundador do Piquete de Cavaleiros Chico Vanerão.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu