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O que é discalculia? |
Por que isso é chamado de dislexia com números? |
A discalculia, frequentemente descrita como dislexia com números, é uma dificuldade de aprendizagem associada à matemática. Crianças que sofrem de discalculia lutam para diferenciar entre diferentes números e enfrentam dificuldades ao aplicar várias fórmulas matemáticas para resolver problemas aritméticos.
Discalculia é frequentemente confundida com dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que afeta a consciência fonêmica e fonológica das crianças.
Tipos de discalculia:
A discalculia pode ser dividida em três subcategorias.
- Quantitativo - Quando uma criança acha difícil contar números ou fazer um cálculo simples;
- Qualitativo - Quando uma criança não consegue obter ou dominar as habilidades aritméticas para fazer uma operação ou não consegue compreender as instruções para fazer o mesmo; e
- Intermediário - quando uma criança não consegue realizar operações matemáticas básicas com símbolos ou números
O Dr. Ladislav Kosc, um dos pioneiros neste campo, dividiu a discalculia em seis tipos com base nos sinais e sintomas:
- Verbal - Crianças com discalculia verbal têm dificuldade em compreender e nomear os conceitos matemáticos apresentados verbalmente. Essas crianças podem escrever e ler números. No entanto, eles têm dificuldade em reconhecê-los se apresentados verbalmente.
- Lexical - a discalculia lexical indica problemas com a leitura de números e símbolos matemáticos (sinais de operação como + -), expressões matemáticas e equações. Uma criança com essa deficiência de aprendizagem pode entender números e conceitos aritméticos quando falados, mas tem dificuldade para escrevê-los ou entendê-los.
- Gráfico - Uma criança com discalculia gráfica enfrenta dificuldade ao escrever números ou símbolos matemáticos. Essa criança pode compreender um conceito matemático, mas não tem a capacidade de escrever, ler ou usar os símbolos ou sinais de operação apropriados.
- Operacional - A discalculia operacional prejudica a capacidade da criança de realizar operações matemáticas escritas ou verbais ou cálculos simples. Essa criança pode compreender números e suas relações, mas não pode manipular números e símbolos em um cálculo.
- Ideognóstico - Uma criança com discalculia ideognóstica tem dificuldade em entender e lembrar conceitos matemáticos depois de aprendê-los.
- Practognóstico - A discalculia practognóstica é uma condição na qual uma criança pode entender conceitos matemáticos, mas tem problemas para aplicá-los no mundo real. Eles enfrentam dificuldade ao listar ou comparar objetos, como determinar qual palito está mais longe dos dois.
Sintomas de discalculia em pré-escolares se caracteriza se a criança está:
- Tendo dificuldade em aprender a contar;
- Tendo problemas para classificar;
- Se ela escreve os números de cabeça para baixo;
- Se ela tem dificuldade em reconhecer os símbolos dos números, por exemplo, não pode associar “4” ao conceito “quatro”;
- Não consegue associar números a situações ou objetos da vida real, como incapacidade de conectar o número “2” a duas velas, dois livros, etc.;
- Tem dificuldade com a compreensão de números;
- Faz símbolos incorretos ou invertidos, como escrever 6 em vez de 9 ou 3 em vez de 8;
- Tem dificuldade em classificar objetos por tamanho e forma;
- Tem problemas com memórias auditivas de vários números;
- Tem problemas com números confusos que parecem semelhantes;
- Tem problemas com a sequência numérica, como omitir um número ou repetir um número duas vezes, como 1, 2, 3, 3, 5, 6, 8;
- Pode não ser capaz de começar a contar do meio, como começar a contar a partir de cinco ou seis; em vez disso, eles começam a contar escrevendo os números do primeiro ao quatro ou relembrando a sequência começando de um em suas mentes.
Os sintomas de discalculia no jardim de infância para crianças em idade escolar aparecem se:
- Há incapacidade de lembrar ou mesmo aprender estruturas aritméticas básicas, como 2 + 2 = 4;
- Não consegue reconhecer palavras como 'menor que' ou 'maior que';
- Não consegue contar com os dedos;
- Tem dificuldade em usar símbolos matemáticos e confundir um com o outro, como confundir - com +;
- Não consegue reconhecer números corretamente;
- Não consegue lembrar ou compreender as regras ou procedimentos para resolver problemas matemáticos fundamentais;
- Começa a resolver os problemas na ordem errada; por exemplo, começa dividindo o número da direita em vez da esquerda ou adicionando ou subtraindo números da esquerda em vez da direita;
- Tem problemas com o raciocínio, como a resposta após a subtração é maior do que os números originais;
- Tem dificuldade em somar ou subtrair números (crianças com discalculia não entendem os decimais ou séries numéricas);
- Tem dificuldade em realizar operações matemáticas básicas em suas cabeças;
- Não consegue lembrar os padrões encontrados anteriormente;
- Tem dificuldade em alinhar os problemas, por exemplo, crianças com dislexia matemática podem não saber como fazer um problema de adição horizontal (3 + 6 =?) Vertical (3/6 =?); erros semelhantes ocorrem durante a multiplicação e divisão onde os números são transpostos ou trocados;
- Não consegue entender problemas ditados ou falados (por exemplo, João tem 7 laranjas e deu 4 para Maria. Quantas laranjas estão com João agora?) Crianças com discalculia não conseguem entender a ideia principal do problema e têm dificuldade em visualizar as informações que ouviram;
- Sentem muita ansiedade ao realizar tarefas matemáticas;
- Elas podem enfrentar dificuldades mais gerais, como dizer o tempo ou descobrir direções.
Sintomas de discalculia em adolescentes no ensino médio ocorre quando eles têm:
- Dificuldade em aplicar conceitos matemáticos na vida real, por exemplo, criar um orçamento, quanto pagar depois de comprar poucas coisas em um lugar, fazer mudanças, etc;
- Dificuldade em medir variáveis, por exemplo, a quanto corresponde 500ml de leite, 250g de farinha ou ½ kg de açúcar;
- Dificuldade em entender as informações de tabelas, mapas e gráficos;
- Desorientação ou orientação inadequada; muitas vezes se perde devido ao mau senso de direção;
- Habilidades de direção fracas, pois não é possível calcular com precisão a velocidade ou distância;
- Incapacidade de usar várias abordagens para um único problema ou usar várias fórmulas para resolver uma equação;
- Sentem muita ansiedade ao realizar tarefas matemáticas.
Os sintomas de discalculia em adultos ocorre quando:
- Pode ser difícil fazer uma contagem regressiva;
- Tem dificuldade em se lembrar de fatos simples ou básicos;
- Tem fraca compreensão de números e estimativas;
- Se esforça para entender o valor posicional de um dígito;
- É lento com cálculos em comparação com outras pessoas da mesma idade;
- Tem fracas habilidades aritméticas mentais;
- Sofre de extrema ansiedade matemática.
Diagnóstico de discalculia
A discalculia é um distúrbio de aprendizagem que prejudica o desenvolvimento natural das habilidades aritméticas de uma pessoa.
A intervenção bem-sucedida depende do diagnóstico bem-sucedido. Para diagnosticar a discalculia, deve-se entender como ela afeta o cérebro e nesse caso, é preciso procurar um neuropsicopedagogo para uma avaliação. (Fonte: Academy Speechify)
Ellen Camargo é neuropsicopedagoga clínica, autismóloga e treinadora parental.