COLUNISTA
O que é discalculia?
   
Por que isso é chamado de dislexia com números?

Por Ellen Camargo
21/09/2021 15h19

A discalculia, frequentemente descrita como dislexia com números, é uma dificuldade de aprendizagem associada à matemática. Crianças que sofrem de discalculia lutam para diferenciar entre diferentes números e enfrentam dificuldades ao aplicar várias fórmulas matemáticas para resolver problemas aritméticos.

Discalculia é frequentemente confundida com dislexia, uma dificuldade de aprendizagem que afeta a consciência fonêmica e fonológica das crianças.

 

Tipos de discalculia:

A discalculia pode ser dividida em três subcategorias.

 

  1. Quantitativo - Quando uma criança acha difícil contar números ou fazer um cálculo simples;
  2. Qualitativo - Quando uma criança não consegue obter ou dominar as habilidades aritméticas para fazer uma operação ou não consegue compreender as instruções para fazer o mesmo; e
  3. Intermediário - quando uma criança não consegue realizar operações matemáticas básicas com símbolos ou números

 

O Dr. Ladislav Kosc, um dos pioneiros neste campo, dividiu a discalculia em seis tipos com base nos sinais e sintomas:

 

  1. Verbal - Crianças com discalculia verbal têm dificuldade em compreender e nomear os conceitos matemáticos apresentados verbalmente. Essas crianças podem escrever e ler números. No entanto, eles têm dificuldade em reconhecê-los se apresentados verbalmente.
  2. Lexical - a discalculia lexical indica problemas com a leitura de números e símbolos matemáticos (sinais de operação como + -), expressões matemáticas e equações. Uma criança com essa deficiência de aprendizagem pode entender números e conceitos aritméticos quando falados, mas tem dificuldade para escrevê-los ou entendê-los.
  3. Gráfico - Uma criança com discalculia gráfica enfrenta dificuldade ao escrever números ou símbolos matemáticos. Essa criança pode compreender um conceito matemático, mas não tem a capacidade de escrever, ler ou usar os símbolos ou sinais de operação apropriados.
  4. Operacional - A discalculia operacional prejudica a capacidade da criança de realizar operações matemáticas escritas ou verbais ou cálculos simples. Essa criança pode compreender números e suas relações, mas não pode manipular números e símbolos em um cálculo.
  5. Ideognóstico - Uma criança com discalculia ideognóstica tem dificuldade em entender e lembrar conceitos matemáticos depois de aprendê-los.
  6. Practognóstico - A discalculia practognóstica é uma condição na qual uma criança pode entender conceitos matemáticos, mas tem problemas para aplicá-los no mundo real. Eles enfrentam dificuldade ao listar ou comparar objetos, como determinar qual palito está mais longe dos dois.

 

Sintomas de discalculia em pré-escolares se caracteriza se a criança está:

  • Tendo dificuldade em aprender a contar;
  • Tendo problemas para classificar;
  • Se ela escreve os números de cabeça para baixo;
  • Se ela tem dificuldade em reconhecer os símbolos dos números, por exemplo, não pode associar “4” ao conceito “quatro”;
  • Não consegue associar números a situações ou objetos da vida real, como incapacidade de conectar o número “2” a duas velas, dois livros, etc.;
  • Tem dificuldade com a compreensão de números;
  • Faz símbolos incorretos ou invertidos, como escrever 6 em vez de 9 ou 3 em vez de 8;
  • Tem dificuldade em classificar objetos por tamanho e forma;
  • Tem problemas com memórias auditivas de vários números;
  • Tem problemas com números confusos que parecem semelhantes;
  • Tem problemas com a sequência numérica, como omitir um número ou repetir um número duas vezes, como 1, 2, 3, 3, 5, 6, 8;
  • Pode não ser capaz de começar a contar do meio, como começar a contar a partir de cinco ou seis; em vez disso, eles começam a contar escrevendo os números do primeiro ao quatro ou relembrando a sequência começando de um em suas mentes.

 

Os sintomas de discalculia no jardim de infância para crianças em idade escolar aparecem se:

  • Há incapacidade de lembrar ou mesmo aprender estruturas aritméticas básicas, como 2 + 2 = 4;
  • Não consegue reconhecer palavras como 'menor que' ou 'maior que';
  • Não consegue contar com os dedos;
  • Tem dificuldade em usar símbolos matemáticos e confundir um com o outro, como confundir - com +;
  • Não consegue reconhecer números corretamente;
  • Não consegue lembrar ou compreender as regras ou procedimentos para resolver problemas matemáticos fundamentais;
  • Começa a resolver os problemas na ordem errada; por exemplo, começa dividindo o número da direita em vez da esquerda ou adicionando ou subtraindo números da esquerda em vez da direita;
  • Tem problemas com o raciocínio, como a resposta após a subtração é maior do que os números originais;
  • Tem dificuldade em somar ou subtrair números (crianças com discalculia não entendem os decimais ou séries numéricas);
  • Tem dificuldade em realizar operações matemáticas básicas em suas cabeças;
  • Não consegue lembrar os padrões encontrados anteriormente;
  • Tem dificuldade em alinhar os problemas, por exemplo, crianças com dislexia matemática podem não saber como fazer um problema de adição horizontal (3 + 6 =?) Vertical (3/6 =?); erros semelhantes ocorrem durante a multiplicação e divisão onde os números são transpostos ou trocados;
  • Não consegue entender problemas ditados ou falados (por exemplo, João tem 7 laranjas e deu 4 para Maria. Quantas laranjas estão com João agora?) Crianças com discalculia não conseguem entender a ideia principal do problema e têm dificuldade em visualizar as informações que ouviram;
  • Sentem muita ansiedade ao realizar tarefas matemáticas;
  • Elas podem enfrentar dificuldades mais gerais, como dizer o tempo ou descobrir direções.

 

Sintomas de discalculia em adolescentes no ensino médio ocorre quando eles têm:

  • Dificuldade em aplicar conceitos matemáticos na vida real, por exemplo, criar um orçamento, quanto pagar depois de comprar poucas coisas em um lugar, fazer mudanças, etc;
  • Dificuldade em medir variáveis, por exemplo, a quanto corresponde 500ml de leite, 250g de farinha ou ½ kg de açúcar;
  • Dificuldade em entender as informações de tabelas, mapas e gráficos;
  • Desorientação ou orientação inadequada; muitas vezes se perde devido ao mau senso de direção;
  • Habilidades de direção fracas, pois não é possível calcular com precisão a velocidade ou distância;
  • Incapacidade de usar várias abordagens para um único problema ou usar várias fórmulas para resolver uma equação;
  • Sentem muita ansiedade ao realizar tarefas matemáticas.

 

Os sintomas de discalculia em adultos ocorre quando:

  • Pode ser difícil fazer uma contagem regressiva;
  • Tem dificuldade em se lembrar de fatos simples ou básicos;
  • Tem fraca compreensão de números e estimativas;
  • Se esforça para entender o valor posicional de um dígito;
  • É lento com cálculos em comparação com outras pessoas da mesma idade;
  • Tem fracas habilidades aritméticas mentais;
  • Sofre de extrema ansiedade matemática.

 

Diagnóstico de discalculia

A discalculia é um distúrbio de aprendizagem que prejudica o desenvolvimento natural das habilidades aritméticas de uma pessoa.

A intervenção bem-sucedida depende do diagnóstico bem-sucedido. Para diagnosticar a discalculia, deve-se entender como ela afeta o cérebro e nesse caso, é preciso procurar um neuropsicopedagogo para uma avaliação. (Fonte: Academy Speechify)

 

Ellen Camargo é neuropsicopedagoga clínica, autismóloga e treinadora parental.

   

  

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