VARIEDADES
LIMPEOLAGOGUAÍBA ação de limpeza e sensibilização aconteceu em Belém Novo no último fim de semana
   
Durante o percurso realizado, entre a Praça José Comunal e a Praia do Veludo, por volta de duas toneladas de resíduos foram removidos com sacos e outros utensílios, contribuindo com o descarte correto e seletivo dos resíduos

Por Soraya Siviero
25/10/2024 17h36

A orla do lago Guaíba, no bairro Belém Novo, foi palco, no domingo (20/10), de uma ação de conscientização e limpeza, "#LIMPEOLAGOGUAÍBA 2024", promovida pelo Projeto Nadando Pelos Cartões Postais, em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU), por meio de sua área de Educação Ambiental, com apoio dos grupos de Escoteiros do Mar Tritão, Passo da Pátria e Seival além de voluntários, para atividades de limpeza e a presença de patrocinadores.

A importância da limpeza da orla do Guaíba têm sido a demonstração prática da preocupação que diversas comunidades, em todo mundo, têm tido com o problema global que é o plástico e outros resíduos nos oceanos. Esses mutirões são identificados em mais de 190 países.

Durante o percurso realizado, entre a Praça José Comunal e a Praia do Veludo, por volta de duas toneladas de resíduos foram removidos com sacos e outros utensílios, contribuindo com o descarte correto e seletivo dos resíduos.

Além de combater o descarte do lixo na orla, de forma direta e prática, as ações de limpeza também promovem mudanças socioculturais e econômicas dentro de sua comunidade. Essas iniciativas buscam por soluções de coleta e destino correto do lixo.

Sabemos que a orla do Guaíba tem mais de setenta quilômetros e mesmo com projetos de conscientização, além do lixo que vêm dos afluentes do lago, a população também continua descartando seus resíduos nos arroios. Os mutirões não vão resolver o problema do lixo nas margens por si só, mas já retiraram e reciclaram toneladas de resíduos por onde passaram, conscientizando e gerando renda para as comunidades. 

O evento #LIMPEOLAGOGUAÍBA 2024 teve o patrocínio da CMPC Brasil, ITALI Embalagens Plásticas, Sindilojas POA, Sicredi Origens RS e Vitalin Sem Glúten. Apoio da Coca-Cola FEMSA, CATSUL, TRANSUL Emergências Médicas, DMLU Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre, Grupos de Escoteiros do Mar Seival, Tritão e Passo da Pátria, Weber Super Troca de Óleo, HENVIX Ambiental, Orquídea Alimentos e Portal Francisswim.com.br. Entidade Assistencial Beneficiada Casa Madre Ana da Santa Casa de Misericórdia de POA. Realização do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu