CULTURA |
Uma história para contar |
As paredes, janelas, portas e até mesmo o piso de uma casa, conta as histórias de quem ali viveu |
Era uma vez, numa pequena e florida cidade do interior, uma casa, cuja construção parecia datar do início o século 20, ou seja um pequeno patrimônio histórico. Mas o tempo não fora justo com a casinha. Primeiro, lá pela metade do século 20, o fogo consumiu a propriedade, deixando alguns resquícios como recordação.
Seus proprietários, na época, reconstruíram da maneira que lhes fora possível, para continuar com a história da casa.
História da casa vocês questionariam?
Sim pois acredito que as paredes, portas, janelas e mesmo o piso sejam carregados das emoções de quem ali vivera.
Após, a casa fora reerguida e, com o passar dos anos, começou a mostrar as dores do tempo em que construir lar era apenas colocar tijolo de barro e terra, erguendo assim suas paredes.
O tempo passou e a casa, teimosa, tentava resistir as intempéries que este provocava.
Os antigos proprietários chegaram a conclusão que estava na hora de partir para uma nova jornada e deixaram a casinho solitária, aos cuidados do tempo, que insistia em provocar a resistência de suas paredes.
Certo dia, uma moça, empreendedora, passando naquela rua, viu a casa e sentindo um carinho pela história que poderia ser contada, não pensou duas vezes - comprou o imóvel.
O que ela não sabia é que as paredes já estavam caindo de tristeza pela solidão enfrentada, a falta de um adeus dos seus antigos moradores, os cuidados que alguém poderia ter-lhe dado...
O resultado, foi derrubar as paredes já sofridas, porém guardando e restaurando algumas peças que ali ficaram, até mesmo tijolos, para um dia contar a sua história, mostrar para gerações futuras o que fora aquele espaço em outrora e que em breve abrigará salas comerciais, até porque a propriedade, numa época passada, também fora prédio comercial.
Mas a história da casa não ficará no passado, não cairá no esquecimento, uma vez que alguns dos móveis que ali habitavam já estão em processo de restauração e, também, fotografias daquela construção serão guardas com carinho, para que no futuro as pessoas daquela cidade lembrem de que um dia ali teve uma casa, um lar, que abrigou famílias, testemunhou risos e lágrimas, viu crianças crescerem, sentiu o aroma do café passado e do bolo sendo assado no forno em dia de chuva, acompanhou brincadeiras de crianças, declarações de amor, discussões acaloradas, ouviu músicas natalinas e também as modinhas de uma época em que tudo parecia ser mais fácil, sem a tecnologia dos dias atuais.
Era uma vez uma casa, um lar, cujas paredes, portas, janelas e pisos contaram histórias que agora são preservadas com carinho de quem entende a importância de contá-las hoje e amanhã!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |