SAÚDE |
Westfália veste-se de rosa em noite dedicada à saúde e à vida das mulheres |
4ª Noite da Saúde da Mulher Westfaliana reuniu mais de 400 pessoas e integra ações do Outubro Rosa |
Na última sexta-feira (03), a sede do Flamengo Futebol Clube transformou-se em um grande espaço de acolhimento, informação e celebração da vida durante a 4ª Noite da Saúde da Mulher Westfaliana. O evento reuniu mais de 400 mulheres em uma programação que uniu conhecimento, emoção e cuidado.
A noite contou com rodas de conversa com profissionais da área da saúde, relatos de experiências, apresentação musical, café colonial e entrega de mimos às participantes.
Liga de Combate ao Câncer
Entre os destaques esteve a fala da presidente da Liga de Combate ao Câncer, Margrit Grave, que apresentou o trabalho desenvolvido pela entidade, sua história e as formas de auxílio oferecidas aos pacientes. “A Liga é fruto do trabalho de voluntários que se uniram pelo coletivo. Nos doamos para poder fazer a diferença pelos pacientes e suas famílias”, destacou Margrit, lembrando que a entidade atua em Teutônia e municípios vizinhos, oferecendo apoio financeiro, material e emocional.
Somente em 2024, a Liga investiu R$ 124 mil em ações voltadas ao cuidado e ao bem-estar de pacientes oncológicos. O trabalho é sustentado por doações, campanhas, venda de produtos e brechós, além de eventos beneficentes, e já contabiliza mais de 800 cadastros em 15 anos de atuação.
Espaço SER Mulher
O evento também apresentou o Espaço SER Mulher (Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher), do Hospital Ouro Branco, de Teutônia. Inaugurado em abril de 2025, o programa amplia o acesso das mulheres a serviços de saúde especializados e de qualidade, com foco nas linhas de cuidado relacionadas ao colo do útero, mama, endometriose, miomatose, planejamento reprodutivo e climatério. Representantes do hospital apresentaram indicadores dos primeiros meses de atuação, revelando que 69% do público atendido está na faixa entre 30 e 59 anos de idade.
Recomeço
A programação contou ainda com palestra do cirurgião Dr. Mateus Schneider, que abordou as possibilidades de reconstrução mamária e outros procedimentos relacionados ao tratamento do câncer de mama. “Depois do diagnóstico e do tratamento, é preciso recomeçar. Procedimentos estéticos e de reconstrução auxiliam na recuperação da autoestima das mulheres”, destacou o médico, ressaltando que “informação também salva vidas”.
Durante sua fala, o profissional lembrou que há 74 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil e reforçou a importância do diagnóstico precoce. “Cada caso é único, não existe técnica padrão para todas. A reconstrução não é apenas estética, ela devolve autoestima e qualidade de vida”, completou.
Reflexão
A noite foi marcada por momentos de reflexão, esperança e empatia, reforçando o papel da prevenção e do autocuidado como pilares de uma vida plena e saudável. O evento também contou com a participação especial da cantora Alissa Maria, levando emoção e leveza ao público.
A vice-prefeita Simone Aline Tischer Landmeier lembrou a importância de olhar para si mesma e valorizar o bem-estar. “O Outubro Rosa é uma época especial de florescer das mulheres, assim como as flores. Precisamos cuidar da mente e do corpo todos os dias. Se cuidem e se amem”, disse, agradecendo às equipes envolvidas na organização.
A secretária municipal da Saúde, Helena Maria Schneider, reforçou a necessidade de manter hábitos saudáveis e realizar exames preventivos. “O autoexame da mama e a mamografia são importantíssimos para identificar o câncer precocemente, o que aumenta muito as chances de cura. A mulher precisa pensar em si e procurar ajuda quando necessário”, destacou.
A primeira-dama Jane Maísa Bloemker também enalteceu o trabalho de prevenção e conscientização. “Mais do que sabermos dos riscos e formas de prevenção, é preciso agir, e o autoexame é uma ação importante para o diagnóstico precoce”, disse.
As soberanas do município, rainha Maica Cristina Wahlbrink e princesa Maiza Cristini Wahlbrink, fizeram sua despedida do evento emocionadas, destacando a força e a união das mulheres. “Precisamos dar as mãos, estar juntas sempre. Eventos como este são momentos de cura do corpo e da alma”, declarou Maica.
O evento integrou as ações do Outubro Rosa no município, foi uma realização da Prefeitura de Westfália, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Liga de Combate ao Câncer, e teve patrocínio da Indústria de Paletes Tchê, Sicredi e Cristal Joias. A noite foi encerrada com o sorteio de brindes e o sentimento de união em torno da causa. O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, é um movimento que veste Westfália de rosa e renova o compromisso coletivo com a vida.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |