SAÚDE |
Operadora de saúde gaúcha amplia colaboração para atender crianças com TEA |
Aposta vem da tecnologia que trouxe dados para tomada de decisão e gestão das terapias. |
A tecnologia tem revolucionado a área da saúde no Brasil, gerando benefícios para pacientes, profissionais e para o sistema como um todo. No caso do atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa revolução tecnológica se torna ainda mais relevante. O cuidado exige seriedade e respeito, já que cada paciente apresenta necessidades específicas que não podem ser tratadas de forma genérica.
Atenta à importância de abordagens planejadas, a Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (VTRP), com sede no Rio Grande do Sul, firmou parceria com a NeuroSteps, healthtech catarinense especializada na gestão de terapias especiais e modelos de cuidado, para ampliar e qualificar o atendimento de mais de 500 crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A parceria marca um avanço na forma como a Unimed VTRP conduz o cuidado integral, ao integrar um software de gestão totalmente conectado aos fluxos assistenciais, que apoia a tomada de decisão baseada em evidências científicas.
Antes da adoção da ferramenta, a cooperativa enfrentava desafios como fragmentação de dados, análises manuais demoradas e limitações no acompanhamento da evolução dos pacientes. Hoje, a equipe clínica dispõe de painéis com indicadores de produtividade, assiduidade e desfechos terapêuticos — permitindo maior eficiência e precisão no cuidado. "O acesso em tempo real sobre a evolução dos pacientes nos ajuda a agir com confiança, refletindo na melhor decisão e intervenções", explica Viviane Reis, gerente da clínica da Unimed VTRP dedicada ao cuidado de crianças com TEA.
A tecnologia também trouxe ganhos administrativos expressivos: 91% do tempo antes destinado à produção de relatórios foi redirecionado a atividades estratégicas e atendimentos, otimizando o uso da estrutura e ampliando o tempo das equipes para as terapias.
Além disso, as famílias agora acompanham a jornada terapêutica por meio de um aplicativo, que funciona como canal direto e on-line de acompanhamento. Nele, os familiares acompanham a evolução do paciente em tempo real, já que os dados registrados ficam imediatamente disponíveis, facilitando a comunicação com a clínica.
A aproximação entre as duas empresas começou no programa de aceleração Vibee Unimed, hub de inovação da operadora — reconhecida nacionalmente por suas iniciativas de inovação aberta. Após um piloto com 20 pacientes dentro do programa InnovatiON, a parceria foi formalizada e ampliada para toda a rede.
Segundo Ivan Junckes Filho, CEO da NeuroSteps, a iniciativa evidencia o papel transformador da tecnologia no cuidado em saúde: "Mais do que uma ferramenta para gestão de terapias especiais, o suporte, o treinamento contínuo e a capacitação da equipe são indispensáveis na jornada de cuidado de pacientes com TEA", afirma.
Sobre a Unimed VTRP
Melhor operadora de planos de saúde do Brasil conforme o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2024, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) cuida da saúde de mais de 240 mil vidas entre os clientes do plano de saúde e demais produtos e serviços do Grupo Econômico Unimed VTRP. Com quase 800 médicos cooperados, é destaque no Rio Grande do Sul e líder de mercado em sua área de atuação, com cerca de 70% de Market Share nos vales do Taquari, Rio Pardo e Região do Jacuí. Reconhecida nacionalmente pela inovação, conta, desde 2019, com programas de conexão e aceleração de startups através do hub Vibee Unimed.
Sobre a NeuroSteps
A catarinense NeuroSteps é uma healthtech especializada em estruturar modelos de cuidado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A empresa desenvolve soluções que integram tecnologia, ciência e assistência nas terapias especiais. Seu trabalho é voltado ao apoio de operadoras de planos de saúde e redes de clínicas especializadas, impactando diretamente famílias em todo o Brasil. Conheça mais em www.neurosteps.com.br
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |