GERAL
Muçum dá sequência à retirada de moradias das áreas de risco e limpa novos terrenos no bairro São José
   
Medidas buscam impedir a reocupação de áreas classificadas como de risco extremo as famílias já foram realocadas para novas residências em locais seguros

Por Mariele Agostini
20/01/2026 14h43

Muçum deu continuidade, nesta semana, ao seu processo de expansão urbanística resiliente, com a demolição de residências condenadas pelos eventos climáticos extremos e a limpeza de mais 14 terrenos localizados na Rua Libório Fernando Bastiani, no bairro São José.

As ações integram uma estratégia já em andamento desde o ano passado, quando outros terrenos em áreas de risco extremo começaram a ser desocupados e limpos pelo município. O objetivo é garantir que espaços considerados de alto risco durante as catástrofes climáticas de 2023 e 2024 não sejam novamente ocupados.

As famílias que residiam nesses locais já foram realocadas para novas residências em áreas seguras, fora da mancha de inundação, por meio de programas habitacionais da iniciativa privada. Conforme previsto, após receberem as novas moradias, os beneficiários realizam a doação dos terrenos atingidos à Prefeitura de Muçum. 

A administração municipal assume a responsabilidade pela limpeza dos espaços que, posteriormente, receberão intervenções de baixo custo para uso público, criando novas áreas de lazer e convivência para a população.

O prefeito Mateus Trojan explicou que a medida faz parte de um planejamento de longo prazo: “Estamos pensando no futuro. Para garantir uma cidade mais segura, resiliente e minimizar os efeitos de grandes enchentes, precisamos seguir firmes nas políticas de realocação das zonas de risco, migrando as famílias para locais seguros, onde possam reconstruir suas vidas sabendo que não perderão tudo novamente”, destacou o prefeito. 

Ao todo, mais de 400 famílias muçunenses deverão ser retiradas de áreas de risco, sendo contempladas por programas habitacionais da iniciativa privada, do governo federal e do governo estadual.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu