CULTURA
Prefeitura de Lajeado e Secretaria Estadual de Cultura assinam projeto de restauro da Casa de Cultura
   
A Casa de Cultura abriga o Museu Histórico Municipal Bruno Born, exposições de arte, recebe eventos voltados à cultura, oficinas diversas, entre outras atividades, com a proposta de fornecer a integração da comunidade com a cultura

Por Laura Mallmann
05/02/2026 17h04

A Prefeitura de Lajeado e a Secretaria Estadual de Cultura assinaram, na manhã desta quinta-feira, 05/02, o contrato para a elaboração do projeto de restauro da Casa de Cultura do município. O investimento para a execução do projeto será de R$ 406.740,00, com previsão de entrega para a metade deste ano. Os recursos serão repassados por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), em razão dos danos causados ao prédio histórico pela enchente de 2024.

O convênio ocorre para a realização do projeto de restauro para a preservação e a recuperação do prédio histórico da Casa de Cultura, um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), fundado em 1900. As intervenções em prédios tombados exigem planejamento técnico especializado, respeito às normas de preservação e a atuação de profissionais qualificados e com formação específica na área do patrimônio cultural.

Estiveram presentes no ato de assinatura o prefeito em exercício, Guilherme Cé, o Secretário Estadual da Cultura, Eduardo Loureiro, o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Carlos Rodrigo Reckziegel, o presidente da Câmara de Vereadores, Oilquer Soares dos Santos (Neco Santos), demais vereadores e comunidade em geral.

O prefeito em exercício, Guilherme Cé, ressaltou que o recurso destinado ao município representa um importante investimento na valorização da história e da cultura de Lajeado.

- Este projeto certamente viabilizará o restauro de um imóvel que é de grande relevância para a cidade e para o Centro Histórico. A prefeita Gláucia Schumacher e eu sempre defendemos a importância de olhar com atenção para essa região, mesmo depois dela ter sido tão atingida pelas grandes cheias de 2023 e 2024. Além de preservar a memória e a cultura, a restauração deste prédio também contribuirá para o futuro deste espaço e do que ainda pode ser vivido aqui – destacou Cé.

O secretário de Cultura do Estado, Eduardo Loureiro, ressaltou que o valor do investimento é fundamental para dar início ao projeto de restauração e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a recuperação de áreas atingidas pelas enchentes.

- Lajeado e toda a região merecem ter um espaço histórico como este plenamente recuperado. Esse repasse de recursos permitirá promover melhorias significativas, tornando o local ainda melhor do que era antes de ser atingido pela cheia. Nosso compromisso é dar continuidade a projetos culturais que valorizem e expressem a identidade de Lajeado e do Vale do Taquari - afirmou o secretário.

Após o pronunciamento das autoridades, foi realizada a assinatura do projeto. O prazo é de 180 dias, a partir de dezembro, para a contratação de empresa especializada.

Investimento

Os valores serão repassados ao município por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), fundo público especial de natureza orçamentária e financeira, criado para gerir recursos destinados à reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos climáticos extremos registrados nos anos de 2023 e 2024.

História da Casa de Cultura

O prédio que hoje abriga a Casa de Cultura foi idealizada pelo intendente Júlio May, que governou Lajeado de 1895 a 1902. A primeira planta teve que ser substituída por outra, a fim de diminuir os custos da obra. Entre suas dependências, estavam o Gabinete da Intendência, a Secretaria, a Tesouraria, a Sala da Câmara de Vereadores, o Quartel e a Cadeia Municipal. O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari, sendo a parte de cima do prédio utilizada como o Tribunal, Arquivo Histórico Municipal e o Almoxarifado.

Em 1984, o prédio foi tombado pelo seu valor histórico e arquitetônico, de acordo com o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, e em 1991, passou a ser a Casa de Cultura de Lajeado.

A Casa de Cultura abriga o Museu Histórico Municipal Bruno Born, exposições de arte, recebe eventos voltados à cultura, oficinas diversas, entre outras atividades, com a proposta de fornecer a integração da comunidade com a cultura.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu