|
GERAL |
|
Muçum realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente |
| Evento reuniu comunidade, rede de proteção e adolescentes em um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e a juventude |
A 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Muçum reuniu poder público, rede de proteção, profissionais, lideranças e, principalmente, adolescentes em um importante espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de propostas voltadas à garantia de direitos da infância e juventude. O evento aconteceu no dia 22 de maio, no Auditório da Escola Estadual Souza Doca, e contou com a participação de 196 pessoas, sendo 128 adolescentes.
Promovida pelo COMDICA, em parceria com a Administração Municipal e Rede de Proteção, a conferência teve como tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente - SGDCA e a Democracia Participativa”, reforçando a importância da participação popular e do protagonismo juvenil na formulação de políticas públicas.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam apresentações culturais, palestra magna ministrada pelo Procurador de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Murillo José Digiácomo, além de debates e plenárias divididas em seis eixos temáticos, que resultaram na aprovação de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção, convivência familiar, combate às violências, fortalecimento dos Conselhos Tutelares, aprendizagem profissional e medidas socioeducativas.
A psicóloga e presidente do COMDICA, Angelice Graff, destacou a relevância da mobilização coletiva e da participação dos adolescentes durante a conferência: “Foi um momento extremamente importante para ouvirmos nossos adolescentes, que puderam participar ativamente das discussões e da construção das propostas. A conferência reforça que a proteção das crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos e precisa ser construída em rede, com diálogo, compromisso e participação social”, afirmou Angelice.
O prefeito Amarildo Baldasso também ressaltou a importância do evento para o fortalecimento das políticas públicas do município: “Investir na proteção, no cuidado e nas oportunidades para nossas crianças e adolescentes é investir no futuro da nossa comunidade, no futuro do nosso país! Ficamos felizes em ver a grande participação da rede de proteção, das famílias e principalmente dos jovens”, destacou o prefeito.
Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que representarão Muçum na etapa estadual da conferência: Letícia Ribeiro da Silva, Fabiana Todescatto Bagnara e Jéssika de Siqueira como representantes titulares dos segmentos institucionais, além das adolescentes Luisa Fronchetti Bastiani, Sophia Ribeiro de Souza e Sheron Beatriz Ceconi Gracykiovski como delegadas titulares da juventude. Também foram definidos os suplentes Angelice Graff, Gisele Tavares Bonetti, Mairi Ângela Gracioli, Ana Cláudia Robetti Moriggi, Gabriely Orbach e Gustavo Botassoli Santin.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





