GERAL
História que deu origem à cultura da Docile vira livro em homenagem aos 90 anos de Nestor Heineck
   
Publicação conecta o patriarca aos 35 anos da empresa e inaugura uma série de ações comemorativas, como o relançamento dos tradicionais Peixinhos do Vovô

Por Lara Moeller
28/07/2026 17h04

Muito antes de a Docile se tornar uma das maiores fabricantes de doces do país, um homem já acreditava que pequenos gestos tinham o poder de transformar o dia das pessoas. Essa visão, cultivada por Nestor Heineck, atravessou gerações e segue presente até hoje na cultura da empresa. Antecipando as comemorações dos seus 35 anos, celebrados em setembro, e comemorando os 90 anos do patriarca, a Docile lança o livro A Força da Gentileza.

Reunindo memórias, relatos e marcos da história da família Heineck, dos primeiros doces produzidos por Natalício, pai de Nestor Heineck, até a formação da Docile, o livro resgata a trajetória que deu origem à empresa. O lançamento aconteceu nesta terça-feira (28), em Lajeado (RS), durante um evento que reuniu imprensa, parceiros e convidados.

Mais do que registrar essa trajetória empresarial, a publicação apresenta a forma de pensar de Nestor, um empreendedor que sempre acreditou que fazer doces também era uma forma de cuidar das pessoas. Esse legado permanece vivo na cultura da Docile e se traduz na plataforma Gentileza Muda Tudo e em seu propósito de ser doce para criar um mundo mais doce.

Ricardo Heineck, presidente da Docile, reafirma que os valores transmitidos por seu pai permanecem presentes na cultura da organização e orientam as ações da empresa até hoje. “Ele sempre acreditou em um significado muito maior para o doce. Nunca foi só um produto. Era uma forma de aproximar pessoas, criar memórias e demonstrar carinho. O livro retrata essa visão e reforça o nosso compromisso em manter isso vivo”, destaca.

A plataforma Gentileza Muda Tudo se desdobra agora para a mensagem Feitos de Gentileza, que marca a dupla comemoração e traduz a essência da marca: a crença de que pequenos gestos, relações de confiança e o cuidado com as pessoas fizeram parte de cada etapa da história da Docile e continuam inspirando sua atuação. As ações serão realizadas ao longo do ano, todas reforçando a mesma mensagem: fazer doces sempre foi uma forma de espalhar gentileza.

Entre as iniciativas está o relançamento das tradicionais balas "Peixinhos do Vovô", que homenageiam Nestor Heineck e resgatam uma das lembranças mais afetivas da família. O produto chega primeiro ao e-commerce, quiosque da Docile e pontos de venda selecionados em uma versão exclusiva em lata. A retomada do doce transforma um símbolo do passado da Docile em mais um capítulo das celebrações.

Websérie amplia a narrativa "Feitos de Gentileza"

A campanha também ganha desdobramento em uma websérie inédita produzida pela Docile. Publicada em episódios no YouTube, com conteúdos adaptados para as redes sociais, a produção usa personagens e histórias reais para contar a história da empresa.

O primeiro episódio, já disponível, é dedicado a Nestor Heineck e mostra sua infância, a relação com a família e os valores que moldaram sua forma de ver o mundo, revelando como esses princípios deram origem à cultura que hoje move a Docile. Os próximos episódios trarão outros momentos marcantes da empresa, além de produtos, pessoas e histórias que explicam por que, na Docile, fazer doces sempre foi uma forma de espalhar gentileza.

 

Sobre a Docile

Presente no Brasil e em mais de 80 países, a Docile é uma marca 100% brasileira e uma das 100 maiores empresas de doces do mundo. Tem um portfólio com mais de 170 itens, tradicionais e premium, divididos em sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, refrescos em pó e marshmallows, carro-chefe da empresa, que foi a primeira a disponibilizar a opção recheada do doce. No mercado há 35 anos – e há 90 no mundo dos doces – com fábricas em Lajeado/RS e Vitória de Santo Antão/PE –, nasceu pelo empreendedorismo familiar e é movida pela delícia de fazer doçuras e descobrir o novo, sem perder sua essência. Tem como posicionamento “Ser doce para criar um mundo mais doce” e orgulha-se de ser a marca que espalha gentilezas onde quer que esteja.

Facebook: @docilealimentos / Instagram: @docileoficial 

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu