ECONOMIA |
Segue a retomada dos pequenos negócios |
Levantamento mais recente realizado pelo Sebrae RS mostra que 92 das empresas gaúchas já estão funcionando |
Rio Grande do Sul - A mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios, desenvolvida pelo Sebrae RS, aponta a continuidade da retomada das atividades. Isso porque 92% das empresas entrevistadas já estão operando, uma alta de cinco pontos percentuais em relação a setembro, quando 87% dos empreendedores estavam com seus negócios abertos. Dos 8% que não estão funcionando, os principais motivos são a natureza da atividade, predominantemente presencial (33%), e os decretos governamentais que mantêm algumas atividades suspensas (20%).
O faturamento também segue dando sinais de reação. O percentual de empresas que indicam redução vem diminuindo gradativamente e, em outubro, 47% sinalizaram perdas, o menor percentual da série (75% em junho e julho; 62% em agosto e 55% em setembro). Além disso, 23% das empresas relataram aumento no faturamento este mês, valor superior aos 17% registrados em setembro.
"Temos um segundo mês consecutivo em que os dados nos mostram um reflexo da retomada gradual das atividades em razão da atenuação das medidas restritivas impostas pelas autoridades. Esperamos que essa retomada siga progredindo e seja um indicador tendencial de que o pior da crise já passou", destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
Mesmo com a melhora do ambiente, a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (53%), entretanto, outros temas relevantes nesta nova fase, com foco em mercado e produtos, ganham destaque. Entre eles: orientação sobre o uso de ferramentas digitais para venda e relacionamento com clientes (33%), análise sobre tendências e perspectivas do mercado (29%), consultoria/orientação para gestão financeira (26%), alternativas para diversificar produtos e serviços (24%), parcerias com outras empresas para otimizar os negócios (19%), consultoria para readequação e remodelagem de negócios (18%), e análise sobre o comportamento do consumidor (18%). A pesquisa foi realizada de 02 a 14 de outubro e ouviu 473 pessoas. A margem de erro é de 4,4%.
Experiência que segue
A remodelagem do negócio é uma realidade para 18% dos negócios pesquisados (em setembro era 14% e em agosto 16%), segundo a Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios. Muitas destas mudanças foram implementadas ainda durante o período mais crítico da pandemia, quando as empresas precisaram se reinventar para manter os negócios ativos, e devem ser mantidas após o encerramento da crise, tendo em vista os ganhos para aqueles negócios que inovaram em seus modelos de atendimento. Neste sentido, segundo a Pesquisa, o relacionamento com clientes por redes sociais deve continuar para 62% dos empreendedores, seguido de controles financeiros mais rígidos (48%), venda por redes sociais (38%), equipe reduzida (31%), redução/adequação de estrutura física (24%) e relacionamento com fornecedores e compras online de insumos (21%).
Confira outros dados da pesquisa:
Empresas funcionando
79% julho
87% agosto
87% setembro
92% outubro
Perda no faturamento
76% julho
62% agosto
55% setembro
47% outubro
Alta no faturamento
8% julho
12% agosto
17% setembro
23% outubro