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Happy Hour da CDL Lajeado aborda estratégias para lojistas fortalecerem o relacionamento com clientes |
Programação aconteceu na noite da terça-feira (08) e reuniu cerca de 60 pessoas |
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado promoveu, na noite da terça-feira (08), a edição do mês de julho do Happy Hour do Empresário. A programação, realizada na sede da entidade, contou com a participação de cerca de 60 pessoas que acompanharam a explanação das consultoras da Fluxus Consultoria, Sheila Ferrari Berté e Tais Berté. Elas falaram sobre como as experiências provocadas pelo comércio nos atendimentos podem impactar diretamente na construção de vínculos duradouros com os clientes.
Na abertura do evento, a presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn, destacou o propósito da atividade, que é disseminar conhecimento e dicas estratégicas com quem atua no comércio. "Nosso happy hour é um momento para compartilhar ações que podem ser adotadas para fortalecer as nossas empresas", frisou. Na sequência, a diretora de Comércio da entidade, Karine Costa, apresentou as palestrantes e falou sobre a importância do assunto para os participantes.
Ao iniciar a apresentação, as consultoras contextualizaram que os clientes são emocionais e acabam criando vínculo com as organizações que, de certa forma, acabam atraindo a sua atenção e gerando sentimento de valorização. "Atendimento é o que é feito dentro da loja ou em vendas virtuais. Nós precisamos de experiências, que são aquelas sensações que os clientes sentem ao ter contato com o nosso negócio", comentaram. De acordo com as especialistas, existem diversas formas de entregar um diferencial para os consumidores e, cada estabelecimento, pode adotar aquela que mais faz sentido no seu ramo de atividade. "É importante se conectar com os clientes, e não os robotizar. Essa conexão está no cuidado e na atenção aos pequenos detalhes que são aplicáveis nos negócios", enfatizaram.
Segundo as consultoras, a jornada do cliente já começa assim que ele busca informações sobre um item ou serviço. Para atraí-lo, as empresas precisam estar atentas ao seu posicionamento, seja em ambientes físicos ou através de informações precisas nas redes sociais. "É essencial gerar boas expectativas nos consumidores, com uma loja organizada e atendimento rápido tanto presencial quanto online. Precisamos estar prontos para atender os clientes assim que eles manifestam interesse e antes que eles decidam ir para a concorrência", pontuaram. Essas expectativas, de acordo com as palestrantes, estão em vitrines organizadas, um estabelecimento atraente ou, através da internet, com fotos reais dos produtos e informações que facilitem a rotina dos consumidores.
Mostrando exemplos práticos e que podem ser aplicados nos negócios, Sheila e Taís explicaram que no processo de venda, os lojistas podem explorar as cinco sensações dos clientes – visão, audição, olfato, tato e paladar. "É fazer o básico bem feito. É proporcionar aos clientes uma experiência diferente para que ele se sinta valorizado ao frequentar o nosso estabelecimento. É permitir que o cliente toque no produto. Provocar a sensação que o cliente precisa para decidir pela compra. Precisamos fazer o básico bem feito e dar atenção aos detalhes. Isso faz com que ele se sinta especial e veja que os vendedores dedicaram tempo para fazer alguma coisa para ele", destacaram.
Além disso, as consultoras reforçaram que o cuidado e a atenção com o cliente no pós-venda. Segundo elas, pequenos gestos como mensagens de agradecimento ou algum brinde nas sacolas podem surpreender de forma positiva os consumidores. "É seguir tornando aquele momento especial. Colocar uma mensagem agradecendo a compra ou desejando que o momento em que ele usa o produto seja incrível. Esses gestos são capazes de transformar a relação do cliente com o estabelecimento em algo duradouro, pois ele realmente vai ver que o vendedor prestou atenção nele e dedicou um tempo para aquele atendimento".
No encerramento do evento, Sheila e Tais recomendaram que cada estabelecimento busque a sua forma de interação. Segundo as especialistas ela deve ser simples, repetível, surpreendente e focado no cliente. "Falamos em ritual porque é algo que precisa ser sagrado e aplicado diariamente. É criar um padrão de atendimento para a nossa marca. Cada empresa é única e, por isso, precisa ter sua própria identidade de atendimento e tratamento com o cliente. Os consumidores satisfeitos são os maiores promotores das marcas", finalizaram.
A próxima edição do Happy Hour do Empresário vai acontecer no dia 12 de agosto e terá exposição sobre branding com o CEO da Morama Marcas Inteligentes, Pedro Carlessi.
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