ESTRELA
Inadimplência em Estrela volta a cair para o patamar do início do ano
   
Números no município têm redução e são menores do que na capital gaúcha, Estado e País

Por Rodrigo Angeli
17/07/2025 17h17

Em Estrela, o cálculo da inadimplência de junho de pessoas físicas permaneceu em níveis inferiores à média estadual e nacional segundo os dados trazidos. Em junho, o indicador da CDL Porto Alegre em parceria com a Equifax/Boa Vista aponta que a cidade contabilizou 29,1% de pessoas físicas com alguma restrição em crédito, cheque ou protesto. Assim, numa comparação a maio, a taxa caiu 0,7%. Em relação a janeiro, voltou ao mesmo patamar.

Os números de Estrela também são menores que no RS, cujo índice foi de 34.6%, 0,3% superior ao mês anterior. Já em Porto Alegre, o índice avançou novamente (+0,15 ponto percentual), atingindo 35,36%. Entre os públicos que possuem algum registro com inadimplência, a divisão é igualitária em Estrela: 43,3% do sexo feminino e 43,31% do masculino, sendo 13.39% não informado.

Na faixa etária, o maior índice fica com as pessoas entre 65 e 77 anos, o que se pode explicar em parte por ser Estrela uma cidade com maiores índices de pessoas ativas na Terceira Idade e no comportamento de compras para "terceiros", como filhos e netos. Comportamento diferente do registrado no Estado e na maioria de outros municípios, onde a maior inadimplência se dá entre os consumidores entre 30 e 34 anos. Na faixa salarial, a maior parcela de inadimplência se dá na que recebe de R$ 1.401,00 a R$ 2.000,00 (30,5%).

Serviço

Apesar de estar abaixo da média, a inadimplência é um problema que ainda afeta a economia local e o dia a dia dos moradores de Estrela. Atenta a isso, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) tem intensificado os contatos para disponibilizar um dos seus serviços que visa justamente reduzir os impactos negativos da inadimplência. Diante do atual cenário econômico, a Cacis tem oferecido uma consultoria especializada, executada pela empresa Portocob. A proposta é utilizar a expertise da empresa, com anos de atuação no segmento, para realizar a cobrança profissional dos vencimentos. Primeiramente, um profissional visita a empresa para tomar ciência do contexto de cada situação. Depois, ciente dos números e limitações de negociação impostas pela empresa, realiza os futuros contatos e cobranças, amparado pela equipe da Portocob. Mais informações pelo telefone (51) 99657-3664, com Jorge.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu