GERAL
Tecnova aposta em cultura people centric para formar e reter talentos no setor elétrico
   
Como a empresa construiu um ecossistema de trabalho que atrai, desenvolve e retém talentos

Por Bárbara Brasil para DIXON Comunicação
22/07/2025 17h43

Com mais de 40 anos de mercado, atuação nacional e sete selos GPTW – Great Place to Work, a Tecnova é uma marca empregadora consolidada no cenário brasileiro. Sediada em Porto Alegre, com filiais em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a companhia figura entre as 150 melhores para trabalhar no país. E agora, investe em novas frentes para ampliar essa reputação e atrair talentos alinhados à sua cultura.

Como parte desse movimento, a antiga área de Recursos Humanos virou “Pessoas, Cultura e Gestão” — mudança que traduz a abordagem people centric da Tecnova, onde o colaborador ocupa o centro das decisões. “Temos uma cultura forte, uma equipe engajada e projetos que transformam o país. Nosso desafio é mostrar ao mercado tudo isso, para que mais pessoas queiram construir suas carreiras aqui”, afirma Daniela Tatsch, gerente da área na Tecnova.

Na prática, essa cultura se traduz em ações concretas. Quem ingressa na empresa, que conta com cerca de 200 colaboradores diretos, recebe um Book de Cultura & Valores, com orientações claras sobre os comportamentos desejados e princípios que norteiam as relações internas. Um dos mais emblemáticos é o Disagree & Commit — “discorde, mas se comprometa” —, que incentiva o debate construtivo durante o planejamento, mas exige alinhamento e maturidade após a tomada de decisão. “Aqui, o compromisso coletivo prevalece. O resultado está acima do ego”, explica a executiva.

Com mais de 2 mil MVA em potência instalada, mais de 50 subestações energizadas e projetos de energia espalhados pelo país, a Tecnova sustenta seu crescimento com um ambiente de trabalho leve, voltado ao desenvolvimento humano. Entre os diferenciais que costumam surpreender os recém-contratados estão quick massage, ginástica laboral, nutricionista in-company com custo simbólico, verba mensal para esportes, convênio psicológico, equipamentos de ponta e autonomia responsável para viagens. “Cuidar das pessoas é uma prioridade — e isso vai muito além dos benefícios: significa abrir caminhos reais para crescimento e reconhecimento por mérito”, enfatiza Daniela.

Ainda assim, um dos grandes desafios da Tecnova está na formação e captação de talentos. A falta de mão de obra técnica, especialmente nas engenharias, vem sendo agravada pela redução de vagas e fechamento de cursos em universidades gaúchas. “Além da formação técnica, percebemos um déficit em habilidades comportamentais, como resolução de problemas, pensamento sistêmico, comunicação e resiliência. Muitos jovens chegam ao mercado com dificuldades básicas de convivência profissional”, observa Daniela.

Para mudar esse cenário de escassez, a Tecnova está lançando o programa Tec Renova — que aproxima estudantes do setor elétrico por meio de visitas, mentorias e experiências imersivas. A ideia é apresentar o setor como um campo inovador, com oportunidades para além da engenharia elétrica, incluindo áreas como arquitetura, engenharia civil, projetos, eletrotécnica e gestão. O programa já inclui parcerias com universidades como PUCRS e UFRGS, além de um braço social voltado à educação técnica. Entre os destaques está a atuação conjunta com o Instituto Caldeira, por meio do projeto Cidade Verde.

 

A empresa também tem atuado para desconstruir estereótipos de gênero, incentivando a presença de mulheres em funções tradicionalmente masculinas. De acordo com Daniela Tatsch, 45% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e 55% por homens — proporção alcançada de maneira orgânica, sem políticas de cotas formais. Como resultado desse compromisso, a Tecnova foi agraciada com dois reconhecimentos: o selo EmFrente Mulher, concedido pelo governo do Rio Grande do Sul a empresas que adotam compromisso contínuo com a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher; e o selo Rosa, outorgado pela ONG Mulheres em Construção a organizações que subsidiam cursos profissionalizantes para inserir mulheres na construção civil.

“Queremos inspirar e formar talentos diversos, para que mais jovens, de diferentes perfis, vejam esse mercado como uma possibilidade real”, afirma a gestora.

Profissionais interessados podem conhecer as vagas através do link https://tecnovaenergia.rhgestor.com.br/.

   

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu