ENSINO
“Westfália: Onde o passado abraça o futuro” Feira Municipal do Livro celebra a leitura e a imaginaçã
   
Evento reuniu autores, livrarias, estudantes e comunidade

Por Leandro Augusto Hamester
14/10/2025 17h13

Nos dias 09 e 10 de outubro, a Associação Cultural e Esportiva Fluminense foi palco da III Feira Municipal do Livro de Westfália, evento que reuniu estudantes, professores, famílias e comunidade em uma programação repleta de arte, cultura e aprendizado.

Com o tema “Westfália: Onde o passado abraça o futuro”, a feira reafirmou seu propósito de incentivar a leitura, formar novos leitores e aproximar escritores, estudantes e comunidade. Mais do que um espaço de comercialização de livros, o evento foi um convite ao imaginário, à troca de experiências e ao fortalecimento da cultura local.

A programação foi marcada por momentos culturais e interativos, incluindo apresentações teatrais, musicais e literárias. Os teatros “O Livro, o Lixo e o Rei” e “Nona Gema – Os segredos da longevidade” contaram com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado. Também encantou o público a visita do mascote do projeto Elefante Letrado, iniciativa que desperta o gosto pela leitura entre crianças e jovens.

Entre as atrações artísticas, destacaram-se as apresentações do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, do Grupo de Danças Movimentu’s e da Orquestra Municipal de Westfália, além do Coral Municipal Juvenil.

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de momentos de interação com escritores, entre eles Pedro Guerra, autor do livro “A rainha está morta”, trabalhado com os Anos Finais; e Márcia Funke Dieter, escritora de Arroio do Meio, cujas obras inspiraram atividades na Educação Infantil e Anos Iniciais.

A Experiência Astronômica – Planetário Urânia ainda proporcionou uma imersão no universo. Durante o evento, também ocorreram premiações de diferentes concursos. Destaque para Ágatha Alves Zuege, estudante do 5º ano A da EMEF Vila Schmidt, vencedora do concurso que escolheu o logo da Feira. Foram premiados ainda os participantes do concurso de oratória (8º e 9º anos), do concurso de paródia (6º e 7º anos) e os vencedores do 17º Concurso de Fotografias de Westfália.

Outro momento marcante foi o lançamento do segundo livro do escritor westfaliano e ex-secretário de Educação, Elio Dahmer, intitulado “A origem – Como tudo começou: a imigração alemã no Brasil – os 200 anos da chegada da Família Dahmer”.

O prefeito César Juliano Bloemker destacou a relevância da leitura como instrumento de transformação social. “É por meio dela que formamos cidadãos mais conscientes, críticos e preparados para construir o futuro. A Feira Municipal do Livro é um espaço de encontro, inspiração e aprendizado, um momento para celebrar o poder das palavras e a força da nossa identidade cultural. Parabenizo nossos professores e escolas, que com dedicação incentivam diariamente o gosto pelos livros e pela leitura em nossas crianças e jovens.”

O secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Roque Lindemann, igualmente reforçou a importância do hábito da leitura. “Ler nos transporta a outros mundos, desperta a imaginação e inspira a criatividade. É por meio da leitura que conhecemos novas culturas e realidades. Ela nos fortalece e nos prepara para a vida. Por isso, nós, pais, temos o dever de incentivar esse hábito desde cedo”, disse, enaltecendo as atividades nas escolas. “Os educandários de Westfália realizam um trabalho contínuo e criativo de valorização da leitura, integrando-a ao cotidiano dos estudantes de forma significativa. A Feira é o reflexo desse esforço coletivo.”

A III Feira Municipal do Livro foi uma realização da Prefeitura de Westfália, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, com a participação das livrarias Kadernus e Wessel, que disponibilizaram cerca de 10 mil obras de variados gêneros literários.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu