|
ENSINO |
|
Abertura do Ano Letivo em Estrela reúne 750 profissionais com debate sobre futuro da educação |
| Evento ocorre na quinta-feira, 19, no Centro Comunitário Cristo Rei, com palestras sobre práticas antirracistas e os desafios da escola na era da inteligência artificial |
O Município de Estrela realiza na próxima quinta-feira, 19, a abertura oficial do Ano Letivo com um encontro voltado aos profissionais da rede municipal de ensino. A programação que se inicia a partir das 17h45min, ocorre no Centro Comunitário Cristo Rei e deve reunir cerca de 750 educadores, além de convidados da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da Creche Colmeia. O momento marca o início das atividades escolares com foco na formação, no alinhamento pedagógico e no fortalecimento da missão educacional do município.
A primeira palestra da noite será conduzida por Perla Sântos, doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), professora da rede municipal de Porto Alegre e referência nacional em educação afro referenciada. Com o tema “Diretamente dos Tronos Africanos Nobreza Negra e Práticas Antirracistas no Cotidiano Escolar Muito Além do 20 de Novembro”, a pesquisadora abordará identidade, pertencimento e estratégias pedagógicas para o enfrentamento ao racismo no ambiente escolar. Autora do livro “Zacimba e a Nobreza Negra” e reconhecida por iniciativas premiadas na área da igualdade racial, Perla atua na formação de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais em diversas redes municipais do país.
Na sequência, o futurista e estrategista digital Pedro Cortella ministra a palestra “Uma escola de futuro ética, inteligência e humanidade na era da IA”. Com duas décadas de experiência em comunicação e atuação na área de Educação e Inteligência Artificial, o palestrante propõe uma reflexão sobre pensamento crítico, transformação digital e os desafios de formar estudantes em um contexto marcado por algoritmos e novas tecnologias. Professor da ESPM São Paulo e fundador de iniciativas voltadas à educação continuada, Cortella investiga os impactos da tecnologia no comportamento e na aprendizagem.
O secretário Municipal de Educação, Paulo Sehn, afirma que o encontro simboliza o compromisso coletivo com a qualidade do ensino. “A volta às aulas representa muito mais do que o retorno às salas. É o reencontro de sonhos, o fortalecimento de vínculos e a renovação do nosso compromisso com uma educação pública de qualidade e acolhimento”, destaca. Segundo ele, investir na formação dos profissionais é assegurar que o município avance em práticas pedagógicas atualizadas e alinhadas às demandas contemporâneas.
A prefeita Carine Schwingel ressalta que a educação permanece como prioridade da gestão municipal. “Iniciar o Ano Letivo com um momento de formação e reflexão demonstra respeito aos profissionais e responsabilidade com o futuro das nossas crianças e adolescentes”, afirma. Ela acrescenta que fortalecer a rede de ensino é investir diretamente no desenvolvimento social e humano do município.
Volta às aulas
Na próxima segunda-feira, 23 de fevereiro, inicia oficialmente o ano letivo em Estrela. Ao todo, 21 escolas receberão 4.000 alunos do Ensino Fundamental. A volta às aulas com recreação e adaptações da Educação Infantil iniciou em 5 de fevereiro. Já as atividades pedagógicas, com as intencionalidades previstas para este nível iniciarão em 23 de Fevereiro, junto com Ensino Fundamental.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





