|
GERAL |
|
O que os estudantes do Vale esperam do mercado de trabalho foi tema da Reunião-Almoço da ACIL Lajeado |
| O evento apresentou um profundo panorama sobre o rápido envelhecimento populacional do Vale do Taquari e expôs os dados de um estudo recente realizado com 7 mil estudantes do Ensino Médio |
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) realizou, nesta quinta-feira (06), mais uma Reunião-Almoço (RA). O encontro teve como palestrantes a vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini, e o gerente de marketing e relacionamento com o mercado da instituição, Daniel Wallerius. Diante de um público, repleto de empresários, lideranças e autoridades regionais, os palestrantes debateram o tema "Transformações sociais, econômicas e geracionais: impactos na empregabilidade".
O evento apresentou um profundo panorama sobre o rápido envelhecimento populacional do Vale do Taquari e expôs os dados de um estudo recente realizado com 7 mil estudantes do Ensino Médio, revelando as dores, hábitos e o pragmatismo das gerações que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho.
Cenário Demográfico e Produtividade – Cíntia Agostini abriu a apresentação alertando sobre a inversão acelerada da curva demográfica. Segundo os dados do Censo de 2022, enquanto o Brasil registra 55,2 idosos para cada 100 crianças, o Rio Grande do Sul possui 115 idosos para a mesma proporção. O Vale do Taquari apresenta um Índice de Envelhecimento (IE) ainda mais acentuado, com 86,88 idosos (com mais de 65 anos) para cada 100 crianças. Em Coqueiro Baixo, a disparidade atinge o pico regional de 277,14 idosos para cada 100 crianças.
"Temos um estado e uma região que envelhecem muito rápido. A produtividade e a sustentação dos nossos negócios vão depender de como nos prepararemos para esse cenário e de como qualificaremos os nossos jovens", enfatizou a economista.
O Gargalo da Educação Básica – A análise cruzou dados sociais e econômicos alarmantes sobre o nível de ensino e aprendizagem no estado. De acordo com os indicadores do próprio governo estadual de 2024, na rede pública do RS, 94% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio estão no nível básico ou abaixo do básico em matemática, e 76% em língua portuguesa. Soma-se a isso o fato de que 60% da população gaúcha possui renda domiciliar per capita inferior a um salário mínimo.
"O jovem que a universidade precisa educar e que as empresas desejam contratar chega ao Ensino Médio com muitas defasagens estruturais. Se quisermos mudar esse cenário, a sociedade e o empresariado precisam pegar na mão dessas escolas e apoiar de forma contínua", pontuou Cíntia.
Da Geração Z à Geração Alpha – Daniel Wallerius detalhou a pesquisa comportamental feita pela Univates com estudantes das regiões dos Vales e da Serra. O estudo demonstrou uma clara mudança na transição da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) para a Geração Alpha (nascidos de 2013 a 2024). Enquanto a Geração Z se mostrava mais ansiosa e idealista em relação ao futuro, os Alphas expressam uma exaustão cotidiana precoce: 39,6% dos entrevistados apontam o cansaço mental e intelectual como sua principal queixa.
Wallerius também desmistificou o chamado "marketing de influência" para este novo público: "Os influenciadores digitais tornaram-se uma lenda urbana para a Geração Alpha. Apenas 1 em cada 164 jovens os considera como influência primária nas suas decisões. Eles confiam fundamentalmente em si mesmos (40,9%) e na família (29,3%)". O estudo mostrou ainda que o TikTok canibalizou o tempo dos jovens (52,4% de uso diário) e que há uma rejeição ativa à inteligência artificial preguiçosa, com 33,5% deles se afastando de marcas que usam IA de forma óbvia ou mal planejada.
O Silêncio como Autopreservação – Um dos pontos de maior destaque na palestra foi o comportamento introspectivo dos novos jovens. "O silêncio que encontramos nas rodas de conversa não é timidez, é cálculo", revelou Daniel. Acostumados com o ambiente digital onde qualquer palavra pode ser gravada, exposta ou recontextualizada, o silêncio funciona como uma ferramenta de autopreservação.
Parceria e Conexão de Lideranças – Em sua saudação, o presidente da ACIL, Eduardo Brancher Gravina, reforçou o Manifesto Empreendedor da Federasul e a importância estratégica de debater a qualificação humana. "As pessoas que a universidade busca compreender para educar são exatamente as mesmas que nós, nas nossas empresas, precisamos compreender para atrair, engajar e manter ao nosso lado. Não se trata de quem está certo ou errado, mas de encontrar um ponto de equilíbrio saudável entre gerações que pensam de formas diferentes", destacou Gravina.
Associe-se à ACIL
Fortaleça a sua empresa e faça parte da entidade que representa, conecta e impulsiona o desenvolvimento do Vale do Taquari. Ao associar-se à ACIL, sua empresa amplia oportunidades de relacionamento, capacitação, representatividade e acesso a soluções que contribuem para o crescimento dos negócios.
Quer saber mais? Entre em contato com a equipe da ACIL, tire suas dúvidas e conheça todos os benefícios de ser associado pelo WhatsApp (51) 3011-6900.
Juntos, fortalecemos o empreendedorismo e construímos uma região ainda mais competitiva. Seja um associado da ACIL.
Patrocínio
A ACIL agradece às empresas que acreditam na força do conhecimento, do diálogo e do desenvolvimento regional. As Reuniões-Almoço de 2026 contam com o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CBM Materiais Elétricos, Excellence Garçons, Ferramentas do Vale Locação de Equipamentos, Florestal Alimentos, Fruki Bebidas, Grupo RBS, Imojel Construtora e Incorporadora, Kappel Imóveis, Olicenter, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Gustavo Adolfo, Tecnosom Produções e Eventos, Unimed VTRP e Zallon Hotel Executivo.
O apoio dessas organizações fortalece a missão da ACIL de promover espaços de debate qualificado, conexão entre lideranças e geração de conhecimento, contribuindo para um ambiente empresarial cada vez mais preparado para os desafios e oportunidades do desenvolvimento econômico e social da região.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |





